Agronegócio: Estudos do IEA são apresentados em encontro da língua portuguesa

Encontro foi realizado em Recife

qui, 27/11/2003 - 17h49 | Do Portal do Governo

Três trabalhos de pesquisa do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, foram apresentados no V Encontro de Economistas da Língua Portuguesa, realizado entre os dias 5 e 7 de novembro, em Recife (PE).

O estudo Fusões e aquisições na indústria de alimentos e bebidas: os segmentos do café, sucroalcooleiro e sucos cítricos’, dos pesquisadores Celso Luis Rodrigues Vegro, Alceu de Arruda Veiga Filho e Antonio Ambrósio Amaro, demonstra que o fenômeno F&A tem sido especialmente intenso na indústria de alimentos. O número de operações contabilizadas pelas consultorias especializadas nessa indústria é um dos maiores entre todos os setores econômicos.

O trabalho avalia esse processo, buscando razões para explicá-lo, frente às transformações nos mercados externo e interno, e tendo em vista criação ou manutenção da competitividade da cadeia produtiva.

Como resultado verificou-se a existência de notórias diferenças entre as trajetórias dos três segmentos analisados, embora as lógicas das F&A de cada setor sejam semelhantes entre si. Para os segmentos sucroalcooleiro e café, esse processo representa uma das alternativas estratégicas que vem reforçar os impactos da reestruturação setorial. Já para o segmento dos sucos cítricos os autores ressaltam sua relevância histórica e a continuidade como forte tendência.

O pesquisador José Roberto Vicente apresentou os resultados do trabalho Tecnologia, eficiência e produtividade total de fatores na agricultura brasileira, 1970-95′, onde utiliza a Análise de Envoltório de Dados (DEA) para verificar a produtividade total de fatores, mudanças tecnológicas e eficiência na agricultura brasileira de 1970 a 1995, em nível de unidades da Federação.

O trabalho Análise dos efeitos preço e câmbio sobre o preço do óleo de soja na cidade de São Paulo: uma aplicação do modelo VAR’, de autoria de Mario Antonio Margarido, Carlos Roberto Ferreira Bueno, Luciana Carnevalli e Vagner Azarias Martins, analisa os efeitos que variações na taxa de câmbio e preços internacionais do grão de soja têm sobre o preço do óleo de soja, em nível de varejo, na cidade de São Paulo.

Wilson Tomanik do Instituto de Economia Agrícola
C.A.