Agronegócio: Estado cria centro de pesquisa para estimular cadeia de produção do leite

Inauguração será nesta segunda-feira, dia 16, em Nova Odessa

seg, 16/12/2002 - 8h28 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de estimular a produção de leite bovino no Estado de São Paulo, o Governo paulista implanta nesta segunda-feira, dia 16, em Nova Odessa, o Centro Apta Bovinos de Leite, em cerimônia no auditório do Instituto de Zootecnia (IZ).

Subordinada ao IZ, a unidade multidisciplinar de pesquisa e desenvolvimento terá abrangência estadual, atuando na cadeia de produção nas áreas de agronomia, defesa agropecuária, zootecnia, economia aplicada e tecnologia de alimentos.

Atribuições

O Centro terá como atribuições: gerar, adaptar e transferir conhecimentos científicos e tecnológicos para a sustentação e ampliação da competitividade das cadeias de produção, com ênfase no agronegócio familiar; formular e executar políticas de pesquisa e desenvolvimento sustentável para diferentes realidades da cadeia de produção; promover o desenvolvimento do capital intelectual público e privado; formular propostas de políticas de produção de insumos estratégicos e de prestação de serviços especializados, visando atender à demanda dos agentes da cadeia de produção.

Visão de Cadeia de Produção

O Centro Apta Bovinos de Leite atuará como unidade coordenadora de pesquisa e desenvolvimento para a cadeia de produção, e realizará a formulação e gerenciamento de políticas e diretrizes de pesquisa multidisciplinar, visando a interação entre as unidades da Apta – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, a saber:
– o Departamento de Descentralização do Desenvolvimento com a finalidade de articular a pesquisa e desenvolvimento para o atendimento às regiões paulistas produtoras e/ou potencialmente produtoras na cadeia de produção;
– o Instituto Agronômico (IAC), buscando suprir a cadeia de produção, de conhecimentos científicos e tecnológicos no campo da agronomia;
– o Instituto Biológico (IB), na pesquisa e desenvolvimento nas áreas de sanidade animal e vegetal;
– o Instituto de Economia Agrícola (IEA), na pesquisa e obtenção e disponibilização de informações na área da economia aplicada aos agronegócios;
– o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), buscando gerar e transferir conhecimentos para a agregação de valor e certificação de qualidade de produtos e processos;
– o Instituto de Zootecnia (IZ), na pesquisa zootécnica visando maior produtividade e qualidade superior de produtos e processos.

Unidade sede

A unidade sede do Centro Apta Bovinos de Leite, em Nova Odessa, aproveita e remodela a estrutura existente na sede do Instituto de Zootecnia, separando uma gleba de 360 hectares da administração do Centro Experimental Central do IZ, para dar lugar a uma unidade especializada no agronegócio do leite, onde estão demonstrados os principais sistemas de produção que envolvem as principais raças leiteiras do Estado de São Paulo, além das pesquisas zôo-sanitárias, de manejo do rebanho, da microeconomia leiteira, do processamento do leite e da qualidade de produtos e processos.

Agronegócio do leite

O agronegócio do leite tem importância econômica e social. Em 1999, a produção mundial era de 480 bilhões de litros e o Brasil teve a sexta maior produção, com 19 bilhões de litros, totalmente destinados ao consumo interno. Ainda assim, foi necessário imortar 2,4 bilhões de litros para atender ao mercado interno. Essa importação não foi um fato isolado e representou 12% da produção nacional naquele ano.

O Estado de São Paulo respondeu em 2001 com 10% (cerca de 2 bilhões de litros) da produção brasileira. Perdeu a segunda posição para o Estado de Goiás, em razão da perda de competitividade nas últimas décadas. No início dos anos 90, o leite paulista representava 14% do nacional, mantendo-se na segunda colocação, suplantado apenas pelo produto de Minas Gerais. Não obstante, na valorização da cadeia do leite, trata-se de uma exigência estratégica a recomposição dos indicadores de competitividade da produção estadual, evitando a continuidade da evasão de emprego e renda, pois a cadeia de produção leite continua sendo uma das mais relevantes do agronegócio paulista.

Assim, é necessária a implementação de um programa efetivo de assistência ao produtor com a participação de universidades e institutos de pesquisa. A estratégia de desenvolvimento da cadeia de produção deve basear-se na substituição competitiva de importações, também dando condições para que a produção brasileira seja competitiva e possa concorrer no mercado internacional.

Serviço:
Data: Segunda-feira, dia 16 de dezembro de 2002
Horário: 9 horas
Local: Auditório do Instituto de Zootecnia
Rua Heitor Penteado, 56 – Nova Odessa-SP

Elaine Melo
do Centro de Comunicação da APTA

R.K.