Agronegócio: Curso sobre uso do GPS na agricultura será promovido em Campinas

Iniciativa é do Instituto Agronômico

qui, 18/04/2002 - 11h43 | Do Portal do Governo

O curso sobre Uso do GPS – Sistema de Posicionamento Global – na agricultura, vai mostrar a importância deste instrumento para o setor. O sistema é composto por rede de satélites que enviam sinais captados por aparelhos, permitindo ao usuário identificar, na terra, a posição do objeto em análise.

Promovido pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), o curso tem como objetivo apresentar a tecnologia, orientar e treinar produtores, técnicos, estudantes, pesquisadores e professores sobre o uso do sistema. O evento será no dia 29 deste mês no Centro Experimental do IAC, em Campinas. As vagas são limitadas.

GPS no agronegócio

O GPS é bastante usado na agricultura de precisão, localizando o maquinário e, com isso, analisando os diferentes níveis de produção em diversos pontos da área agrícola, o que permite identificar problemas na atividade do campo e corrigi-los. O resultado final desse recurso é a otimização do manejo da área e da aplicação de insumos agrícolas.

Essa tecnologia permite o mapeamento de culturas, de ponto de degradação ambiental e estradas. Também possibilita a atualização de limites de propriedades, levantamento de solo e uso da terra, principalmente em micro-bacias hidrográficas.

Caracterizado pela praticidade, precisão das informações e rapidez, o GPS vem conquistando um número elevado de usuários. Este sistema é utilizado pelo Instituto Agronômico há 10 anos em levantamento agroambiental, 3 anos antes da prática ser difundida no País.

Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (0 XX 19) 3231-5422 ramal 159.

Data: Segunda-feira, dia 29 de abril de 2002
Horário: Das 9 às 18 horas
Local: Centro Experimental do Instituto Agronômico – Av. Theodureto de Almeida Camargo, nº 1500 – Campinas-SP.