Agronegócio: Criação de tilápias em tanques-rede é tema de curso no Instituto de Pesca

Aulas serão ministradas de 27 a 30 de agosto, na Capital e em Paraibuna

qua, 30/07/2003 - 11h20 | Do Portal do Governo

De 27 a 30 de agosto, o Instituto de Pesca da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) realiza em São Paulo o curso “Criação de tilápias em tanques-rede”. O objetivo é transferir técnicas de cultivo intensivo, controlado, com aproveitamento de corpos d’água desde pequenas represas até águas públicas. O evento destina-se a interessados em ingressar em uma nova atividade comercial; a produtores rurais; e a profissionais e estudantes ligados às áreas de biologia, agronomia, veterinária etc. A inscrição custa R$ 200,00 e há 30 vagas disponíveis, garantidas apenas pelo pagamento da taxa de inscrição.

O curso aborda: histórico da atividade, espécies e linhagens utilizadas; escolha do local; estruturas utilizadas; manejo criatório; manejo alimentar; patologia e sanidade dos peixes; características limnológicas e monitoramento da água; e regularização e aspectos econômicos. As aulas teóricas serão realizadas à noite, no auditório do Instituto de Pesca, em São Paulo, na avenida Francisco Matarazzo nº 455, Água Branca. A aula prática, no sábado, na Cesp de Paraibuna.

O sistema de cultivo em tanques-rede foi criado por pescadores que precisavam de um local para armazenar ou transportar os peixes capturados. Com o tempo, explica a pesquisadora científica Maria Aparecida Guimarães Ribeiro, coordenadora do curso, esses pescadores perceberam que o mesmo local poderia servir para a engorda de peixes. Ela diz ainda que, devido às facilidades de manejo e ao rápido retorno do investimento, esse sistema de criação intensiva está se popularizando.

Segundo a pesquisadora, a produção de peixes em tanques-rede é definida como a criação em um volume delimitado que permite a livre e constante circulação de água. Esse sistema de criação, hoje regulamentado pelos órgãos ambientais competentes, é uma boa alternativa para o aproveitamento racional de represas, lagos e outros corpos d’água, inclusive de águas públicas.

O investimento para a produção de uma tonelada de peixes em tanques-rede corresponde de 30 a 40 % do investimento necessário para viveiros convencionais. Esse fato, conforme explica Maria Aparecida, aliado à alta produtividade que o sistema pode proporcionar, contribui positivamente para a expansão da piscicultura. Atualmente, o cultivo comercial em tanques-rede responde por, aproximadamente, 10 % da produção mundial da aqüicultura no mundo. Entre as espécies que mais se adaptaram a esse tipo de criação está a tilápia-do-nilo.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: (0xx11) 3871-7530, 3871-7569 e 3871-7554; ou pelo e-mail: instituto@pesca.sp.gov.br

(LRK)