Agronegócio: Começa Campanha de Qualidade do Café São Paulo 2002

Lançamento é hoje nas cidades de Marília e Parapuã

ter, 07/05/2002 - 9h36 | Do Portal do Governo

Está sendo lançada na manhã desta terça-feira, dia 7, nas cidades de Marília e Parapuã, a Campanha de Qualidade do Café São Paulo de 2002. Durante os trabalhos serão discutidas técnicas que melhorem as propriedades dos grãos. O objetivo é preparar os produtores para as novas demandas do mercado. Estudos mostram que tem aumentado a busca por tipos de café de qualidade diferenciada, como o expresso, cujo consumo cresce cerca de 10% ao ano. Produzir com qualidade pode significar ganhos de até 30%.

Para o Coordenador de Qualidade da Câmara Setorial do Café, Aldir Alves Teixeira, mais do que agregar valor, a preocupação em eliminar os defeitos da produção pode ser uma questão de sobrevivência no mercado: “quem não produz bons grãos já enfrenta dificuldades em negociar o produto”, diz Teixeira.

Esta é a quarta edição da Campanha de Qualidade, que já apresenta bons resultados. O Estado ganhou o concurso internacional Illycaffé de 2002 com os cafés finos produzidos na região de Piraju e desbancou os mineiros, tradicionais vencedores dos prêmios de qualidade do café.

Neste ano a campanha vai percorrer as principais regiões produtoras de São Paulo, a começar pelas cidades de Marília e Parapuã; Garça, dia 8; Franca e Piraju, dia 14, e Espírito Santo do Pinhal, dia 21.

Além de participar das palestras, agrônomos, técnicos terreiros e operadores de máquina poderão trocar informações e receber treinamento prático sobre técnicas de produção e processamento de cafés de qualidade nas chamadas ‘Manhãs de Campo’. A campanha conta ainda com material ilustrado com dicas e informações básicas de como obter uma produção de café com qualidade. Mais informações pelo telefone 5073-1255

Data: Terça-feira, 7 de maio de 2002

9 horas – Marília
Local: Coopemar – Rodovia do contorno, s/nº – Marília – SP

18 horas – Parapuã
Local: Casul – Rua Paraná, 1230 – Parapuã