Agronegócio: Centro do Café do Instituto Agronômico tem novas instalações

São Paulo é um dos estados brasileiros mais importantes na produção cafeeira

sex, 20/09/2002 - 12h21 | Do Portal do Governo

O Instituto Agronômico (Iac-APTA) inaugurou nesta sexta-feira, 20, as novas instalações do Centro de Análise e Pesquisa Tecnológica do Agronegócio do Café ‘Alcides Carvalho’, na Fazenda Santa Elisa, em Campinas. Com a nova estrutura, pela primeira vez, a maior parte da equipe do café está reunida no mesmo prédio. O objetivo é estimular maior integração entre os pesquisadores e estagiários do Centro. Até então, a equipe estava instalada em três lugares diferentes.

O novo prédio conta com dois novos laboratórios – um de biotecnologia e um de teste de qualidade de café. No laboratório de biotecnologia, serão feitas pesquisas sobre a caracterização molecular dos recursos genéticos do café e o reaproveitamento futuro desses recursos para o melhoramento do café. Esse melhoramento está relacionado à qualidade do produto e da bebida, maior produtividade e maior resistência a pragas e doenças.

O Instituto Agronômico foi criado, em 1887, para pesquisar o cafeeiro, daí dispensar comentários sobre a importância do café para o IAC. Cerca de 95% das variedades plantadas no Brasil vieram do IAC. A importância do Instituto Agronômico nessa área é destacada diante do fato de o País ser o maior produtor e maior exportador de café do Mundo.

Em razão de ser referência no agronegócio cafeeiro, o Centro de Café recebe constantemente visitas nacionais e internacionais. Para receber essas pessoas, o novo prédio dispõe de um auditório, onde é possível realizar reuniões e palestras. A nova estrutura tem também uma biblioteca sobre café, além de 14 salas para pesquisadores e duas salas para estagiários. A obra resulta de uma parceria entre o Centro e o Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café.