Agronegócio: Centro Apta Cana representa mais tecnologia para o setor sucroalcooleiro

Nova unidade será implantada no dia 28 de março, com a presença do secretário Duarte Nogueira

qua, 23/03/2005 - 13h14 | Do Portal do Governo

Acontece na próxima segunda-feira, dia 28, a partir das 9h30, a cerimônia de implantação do novo Centro Apta Cana em Ribeirão Preto. A reestruturação do Centro inclui a chegada de mais nove pesquisadores, aquisição de áreas e equipamentos de pesquisa. Durante a cerimônia, estarão presentes o secretário de agricultura e abastecimento, Duarte Nogueira, o prefeito de Ribeirão Preto, Welson Gasparini e os principais representantes do setor sucroalcooleiro do estado de São Paulo e autoridades regionais.

O Programa Cana da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, desenvolvido através dos trabalhos de pesquisadores e técnicos do Instituto Agronômico, tem rendido bons resultados tecnológicos para o setor. Para o secretário Duarte Nogueira, a ampliação do quadro de pesquisadores e dos projetos/parcerias com o setor privado devem duplicar a geração de conhecimento e tecnologia do Centro. “Só na última década, o IAC desenvolveu nove variedades de cana-de-açúcar, sendo uma delas, a IAC86-2480, a primeira no Brasil específica para alimentação bovina”, conta o secretário. O Centro dispõe de 240 hectares de terra e serão 32 funcionários para as áreas de administração, de pesquisa de campo e de laboratórios.

Segundo Marcos Guimarães de Andrade Landell, diretor do Centro, os recursos humanos e a infra-estrutura, viabilizados pelo Governo do Estado, poderão ser potencializados pelas parcerias. “Desta união, pode sair novos projetos como viveiros de mudas e ampliação das linhas de pesquisa”, afirma Landell.

A cana-de-açúcar ocupa hoje 3,42 milhões de hectares no estado de São Paulo e é o primeiro no ranking do nosso valor da produção agropecuária atingindo rendimento de R$ 7,35 milhões, o que corresponde a 27,14% de tudo o que é produzido dentro da porteira pelos agricultores paulistas. Em nossa balança comercial do agronegócio em 2004, o grupo de cana e sacarídeas ocupa o segundo lugar rendendo US$ 2,15 bilhões em exportações.

Após a cerimônia, os presentes farão uma visita às salas de pesquisa, campos de variedades e laboratórios do Centro.

Inauguração Centro Apta Cana
Data: Segunda-feira, 28 de março de 2005
Horário: 9h30
Local: Rodovia SP 333, km 321 – Anel Viário – Contorno Sul – Ribeirão Preto/SP
Tel. (16) 3919-5959 / 621-1110

Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento
Assessoria de Comunicação – tel. (11) 5067-0069
Site: www.agricultura.sp.gov.br