Agronegócio: Carvão vegetal paulista vai ganhar certificado oficial de qualidade

Cerimônia será realizada nesta terça-feira, dia 8 na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

seg, 07/07/2003 - 17h00 | Do Portal do Governo

Chegou a vez do carvão vegetal receber seu certificado oficial de qualidade. Nesta terça-feira, dia 8, será lançado na Capital de São Paulo o Selo de Qualidade Carvão Premium, o segundo produto do agronegócio a fazer parte do programa Selo de Qualidade ‘Produto de São Paulo’, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento e que teve início no ano passado, com a certificação dos cafés industrializados.

A cerimônia de lançamento do Selo de Qualidade Carvão Premium será realizada no Salão Nobre da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a partir das 10 horas, e terá a presença do secretário Duarte Nogueira e outras autoridades, como os prefeitos dos municípios localizados nas principais regiões produtoras de carvão vegetal do Estado (Bragança Paulista, Mogi das Cruzes, entre outras), além de empresários, produtores e técnicos especializados no assunto.

Segundo Nogueira, a certificação oficial do carvão vegetal representa um enorme avanço para o setor, na medida em que serão certificados somente os produtos que tenham respeitados a Norma Técnica elaborada especialmente para o programa. ‘A não agressão ao meio ambiente e a inexistência de mão-de-obra infantil nos fornos de produção de carvão são alguns dos requisitos básicos para a obtenção do selo de qualidade’.

Sob responsabilidade da Codeagro (Coordenadoria do Desenvolvimento dos Agronegócios) e da Câmara Setorial de Produtos Florestais, órgãos ligados à Secretaria, um dos principais objetivos do programa Selo de Qualidade Produto de São Paulo é possibilitar a agregação de valor dos produtos agroindustriais e promover a ampliação de sua oferta no mercado brasileiro e internacional.

O sistema oficial de qualidade para o carvão vegetal só foi possível graças às parceiras firmadas com outras entidades, que tiveram papel fundamental no processo de implantação do Selo de Qualidade Carvão Premium.

Os parceiros do programa são: o Sincal (Sindicato do Comércio Varejista de Lenha e Carvão Vegetal do Estado de São Paulo, a Fecomercio-SP (Federação de Comércio do Estado de São Paulo), o Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a APAS (Associação Paulista de Supermercados).

Durante a cerimônia de lançamento, representantes dessas entidades de classe ligadas ao comércio e ao uso do carvão vegetal assinam um ‘Termo de Compromisso com a Qualidade do Carvão’, comprometendo-se em oferecer aos consumidores o Carvão Premium.

Segundo dados levantados pelo Sincal, os principais pontos de venda dos carvões vegetais produzidos no Estado são: os açougues, onde são destinados quase 24% da produção estadual, de 10 mil toneladas; os supermercados (23%); os postos de gasolina (17,5%); e as churrascarias (16,5%).

Existem no Estado cerca de 1,5 mil produtores de carvão e 1,4 mil empresas distribuidoras. Os dois principais municípios produtores de carvão vegetal são Salesópolis, na região de Mogi Mirim, e Pedra Bela, em Bragança Paulista.

O programa desenvolvido para o carvão vegetal conta ainda com o trabalho realizado pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV), a entidade credenciada pela Secretaria para emitir os certificados de qualidade para os produtos envolvidos no programa, no caso o café torrado e moído e, agora, o carvão vegetal. Também serão credenciados laboratórios científicos, onde se fará testes com as amostras dos carvões entregues pelas empresas interessadas em fazer parte do programa.

Além do não desmantamento de florestas nativas e a não utilização de mão-de-obra infantil, as empresas interessadas em receber o Selo de Qualidade terão que obedecer outras exigências importantes citadas na Norma Técnica. ‘O Carvão Premium terá, por exemplo, que possuir um teor elevado de carbono fixo, o que, na prática, garantirá ao consumidor um menor teor de gases nocivos à saúde e uma maior disponibilidade de calor’, explica Arnaldo José Pieralini, presidente do Sincal.

Para a obtenção do selo serão avaliados ainda outros requisitos importantes dentro do processo de produção, como a granulometria, embalagem, origem da madeira e segurança do trabalho.

Data: terça-feira, dia 8
Horário: 10 horas
Local: Salão Nobre da Secretaria de Agricultura e Abastecimento – Endereço: Av. Miguel Estéfano, 3,900.

Da Secretaria da Agricultura e Abastecimento
C.A