Agronegócio: Campinas participa da campanha ‘Semana do Café de Qualidade’

Evento foi lançado no dia 8 deste mês

sex, 18/10/2002 - 8h30 | Do Portal do Governo

O Instituto Agronômico (IAC), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), lança nesta sexta-feira, dia 18, em Campinas, a ‘Semana do Café de Qualidade’, marcando o encerramento da campanha que começou no dia 8 de outubro.

O objetivo deste projeto é dar início a um esforço de educação do consumidor para estimular a demanda de café de qualidade, valorizar o agronegócio deste produto de forma ampla e divulgar o sistema de qualidade criado pelo Estado de São Paulo.

Em São Paulo, 25% do café torrado e moído têm nível de qualidade abaixo do mínimo. Com isso, o setor café perde importância na cadeia de comercialização. A idéia é despertar para o fato de a qualidade ser fundamental para o agronegócio café. De acordo com a SAA, para cada R$ 1 milhão gerados nessa cadeia produtiva, são criados 212 novos empregos.

Principal centro consumidor da bebida, São Paulo responde por 40% da industrialização do café no Brasil, que é o maior produtor e exportador mundial de café. São 270 indústrias de torrefação no território paulista. A venda de café torrado e moído movimenta anualmente em torno de R$ 800 milhões no Estado. Uma das metas é fortalecer todo o negócio do café, desde o grão à prateleira de supermercado, agregando valores e diversificando os produtos do café.

A ‘Semana do Café de Qualidade’ está sendo realizada em oito cidades do Interior e Litoral, consideradas pólos consumidores do produto. A iniciativa envolve 23 empresas, mais de cem pontos de degustação, abrangendo 30 municípios, em 17 dias contínuos, e levando o sabor do bom café em 800 mil xícaras da bebida para 10 milhões de habitantes.

Data: Sexta-feira, dia 18 de outubro de 2002
Horário: 8h30
Local: Instituto Agronômico, Av. Barão de Itapura, 1481, Bairro Guanabara – Campinas-SP.