Agrishow 2003: Pesquisa do IAC ajuda a manter exportação de palmito

Brasil detém 95% do mercado de exportação mundial de palmito

sáb, 03/05/2003 - 11h50 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa do Instituto Agronômico


O Brasil detém 95% do mercado de exportação mundial de palmito. Isso pode representar boa oportunidade para os interessados nesse mercado. Para incentivar essa cultura no estado de São Paulo, o Instituto Agronômico (IAC), vinculado à Secretaria da Agricultura e Abastecimento, está apresentando os resultados de suas pesquisas sobre o palmito pupunha, em seu estande na Agrishow 2003, que está sendo realizada até este sábado, dia 3, em Ribeirão Preto.

A pupunha é um tipo de palmito que pode ser colhido 18 meses após o plantio. Além da precocidade, a pupunha é mais doce, mais amarelada e não escurece após o corte, o que facilita o processamento e a comercialização in natura de um produto de boa qualidade e excelente aceitação.

A pupunha pode ser chamada de ‘palmito politicamente correto’, pois apresenta o caráter permanente de exploração, sua principal característica. Os demais palmitos são explorados, em uma atividade ainda hoje extrativa e altamente predatória. Por esse motivo, a pupunha é a alternativa para manter a exportação.

Com o objetivo de alterar esse quadro, diminuindo a pressão de exploração sobre nossas espécies nativas, palmeiras mais precoces e produtoras de palmito de boa qualidade têm sido alvo de pesquisa e de interesse crescente pelos agricultores. O Instituto Agronômico desenvolve, desde 1972, pesquisas com palmeiras produtoras de palmito. Esse interesse é devido, principalmente, à alta demanda interna e à externa para palmito de boa qualidade e à lucratividade do setor. Dentre as palmeiras mais precoces, têm merecido destaque a pupunheira (Bactris gasipaes) e a palmeira real australiana (Archontophoenix spp.).

O cultivo de pupunha despertou o interesse dos produtores devido à busca de novas opções de cultivo em substituição aos originais, poucos rentáveis no mercado pela extração predatória. A pupunheira apresenta quase todas as características de bom palmito, como abundância, boa ao paladar, cor, formato, ausência de princípios tóxicos, alto rendimento e facilidade de extração. Apresenta ainda algumas vantagens adicionais, como crescimento acelerado (precocidade), perfilhamento, rusticidade e alta sobrevivência no campo.

Agronegócio do palmito

Para se ter uma idéia da dimensão dessa atividade, basta dizer que o faturamento médio anual do setor no Brasil é da ordem de 350 milhões de dólares, com geração de 8 mil empregos diretos e cerca de 25 mil indiretos. No entanto, devido à alta taxa de exploração de palmeiras do gênero Euterpe e ao seu poder de regeneração relativamente baixo, há atualmente, falta de produto de boa qualidade.

Nesse mercado, de cerca de 30 mil toneladas por ano, antes dominado por palmeiras do gênero Euterpe, a contribuição atual de palmito de pupunha é superior a 40%. A tendência da participação do palmito cultivado sobre o nativo é aumentar, em vista da entrada em produção de novas áreas de cultivo, com essa e outras espécies igualmente precoces (palmeira real australiana e gariroba), e da diminuição das reservas naturais de Euterpe, em virtude da exploração predatória, ainda operante. Some-se a isso o interesse dos consumidores que, imbuídos de espírito conservacionista, começam a dar preferência ao produto cultivado.

Linhas de pesquisa

O Instituto Agronômico (IAC) desenvolve, desde 1972, pesquisas com palmeiras produtoras de palmito em diferentes áreas do conhecimento, sempre enfocando a aplicabilidade dos trabalhos e/ou processos desenvolvidos, em parceria com outras instituições de pesquisa, universidades, empresários e agricultores em geral. Ênfase tem sido dada aos estudos de técnicas de propagação e cultivo, manejo e irrigação, adubação orgânica e mineral, fisiologia do crescimento e da produção, fitossanidade, melhoramento genético, manutenção, caracterização e conservação de germoplasma, colheita e processamento pós-colheita, de palmito de palmeiras de diversas espécies e gêneros botânicos.

(LRK)