Agrishow 2003: Pequenos e médios produtores terão milho híbrido mais barato

Benefício é resultado de pesquisa desenvolvida pelo Instituto Agronômico de São Paulo

qui, 01/05/2003 - 14h26 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa do Instituto Agronômico


O público presente na Agrishow 2003, realizada até sábado, dia 3, em Ribeirão Preto, pode conhecer e receber explicações sobre os resultados de pesquisas em milho. Estão expostas a IAC 8333 e a variedade Airã. A IAC 8333 é um híbrido simples de sintético (resultante do cruzamento de dois sintéticos) — uma classe de milho que praticamente não existe no mercado — e está em testes finais no Instituto Agronômico (IAC). IAC 8333 é um híbrido muito mais barato que os existentes, por isso deverá atender às necessidades do pequeno e médio produtor.

Com a redução do preço da semente, a expectativa é viabilizar economia ao produtor, para que possa fazer outros investimentos e aumentar sua renda. Esses resultados poderão contribuir também para a fixação do agricultor no campo.

Segundo o pesquisador do IAC, Eduardo Sawazaki, esse material é moderno e bem adaptado para a mecanização, em razão do porte baixo, caraterística que dá maior resistência à planta, e apreciada no mercado, podendo ser usada para produtores de média a alta tecnologia. A IAC 8333 também é mais produtiva, comparada com outras variedades da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.

Há três anos, a IAC 8333 está em testes em todo o Brasil, em vários municípios paulistas e em campos de demonstração nas unidades da APTA – Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio -, em Adamantina, Mococa, Capão Bonito, Votuporanga, Pariquera-Açu. A produção de sementes será feita, sob encomenda, em convênios para atender aos produtores, associações e cooperativas.

Variedade Airã

Essa variedade tem boa adaptação para os plantios extemporâneos (safrinha). Essa característica beneficia o produtor pelo fato de explorar a entresafra, quando o produto atinge melhores preços. A safrinha é forte na Região Norte do Estado, envolvendo a cidade de Ribeirão Preto, e também no Vale do Paranapanema.

Além dessa vantagem, a Airã é precoce, tem resistência às principais doenças do milho e apresenta grãos alaranjados e semi-duros, características apreciadas pelo mercado.

A Airã está sendo avaliada pelo segundo ano nas regiões Centro e Sul do Brasil, e há vários anos nos ensaios regionais de São Paulo em plantios de verão e safrinha.

(LRK)