Agrishow 2003: Instituto Agronômico apresenta variedades de soja orgânica mais resistentes

Estado de São Paulo tem a maior área plantada de orgânicos no país, com 30 mil hectares

qui, 01/05/2003 - 12h17 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa do Instituto Agronômico


A soja é a principal cultura orgânica do Brasil, representando 31% do volume de produção desse setor. Esse promissor negócio de produtos livres de agrotóxicos cresce constantemente entre produtores e consumidores. Aqueles procuram fontes mais rentáveis, estes buscam alimentos mais saudáveis.

É nesse universo que mais uma criação do Instituto Agronômico (IAC), apresentada na Agrishow 2003, em Ribeirão Preto, irá causar impacto. São as variedades de soja IAC 23 e IAC 24, mais resistentes que o material comercial existente no mercado. ‘O nível de resistência dessas variedades pode dispensar o uso de defensivos’, afirma o pesquisador do IAC, Manoel Miranda.

A agregação de valor ao produto — por viabilizar a produção orgânica — é um dos destaques principais desse material, além da estabilidade produtiva acarretada pela resistência.

Mais resistentes a doenças e pragas, essas cultivares irão reduzir a aplicação de agrotóxicos e racionalizar a mão-de-obra. O ciclo da IAC 23 é precoce, 110 dias, e o da IAC 24 é semi-precoce, 120 dias do plantio à maturação. Isso torna necessário menor número de máquinas, pois, juntamente com outras variedades, possibilita a colheita em épocas diferentes. Reunindo-se cultivares de ciclos precoce, médio e tardio é possível alongar o período de colheita em um mês.

A IAC 23 tem altura uniforme, de 70 cm, e facilita a mecanização. Além disso, tem período juvenil — apresenta a mesma altura independente da época do plantio — o que garante também maior amplitude geográfica de utilização.

Para o consumidor, a IAC 23, e IAC-24 terão outro atrativo: maior teor de isoflavona, substância que está embutida na resistência a insetos e tem positivos reflexos na saúde humana, como prevenção de câncer e osteoporose, e renovação de células.

Na avaliação do pesquisador Manoel Miranda, a IAC 24 terá expansão mais rápida, por ser tolerante à ‘queima do broto’, virose importante que ataca as plantações na região sul de São Paulo, estado que reúne a maior área plantada de orgânicos, com 30 mil hectares.

As pesquisas com essas variedades foram concluídas em 1999. Agora as cultivares estão em fase de registro.

(LRK)