Agrishow 2003: IAC apresenta novas variedades de amendoim

Estado de São Paulo responde por mais de 80% da produção brasileira

qua, 30/04/2003 - 10h43 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa do IAC


O Instituto Agronômico (IAC), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, está apresentando três novas variedades de amendoim na Agrishow 2003, em Ribeirão Preto. Uma delas é a IAC 8112, que está exposta junto com outras duas variedades de características semelhantes, a IAC 5 e a IAC 22, cultivares do grupo ereto precoce. Boa notícia para São Paulo, que responde por mais de 80% da produção brasileira.

Essas variedades têm ciclo de até 120 dias, do plantio à colheita, o que permite que o amendoim possa ser produzido em locais onde a precocidade é um requisito importante, como é o caso das regiões de cana-de-açúcar. Nessas regiões, o amendoim é cultivado nas áreas destinadas à renovação dos canaviais onde, em geral, o ciclo da cultura anual não pode ultrapassar 120 dias.

É interessante salientar que, em São Paulo, a viabilidade da produção de amendoim em áreas de cana representa importante fator econômico para muitos municípios. A cadeia de produção de doces, em que o amendoim se insere, é eficiente geradora de empregos e renda, complementando significativamente a atividade da agroindústria da cana-de-açúcar.

Segundo o pesquisador Ignácio José de Godoy, além da precocidade, as três cultivares possuem produtividade, em média, 20% superior à de outras cultivares do grupo ereto precoce. Nas regiões produtoras de São Paulo, na safra das ‘águas’, seu potencial de produção ultrapassa 5 mil kg/hectare de vagens, em lavouras conduzidas com adequado nível tecnológico. Maior tamanho e uniformidade dos grãos são outras vantagens desses amendoins em relação aos tradicionais destinados ao mercado brasileiro.

A IAC 5 produz grãos de película vermelha, sendo, portanto, uma opção de melhor qualidade para os produtos comercializados em ‘grãos inteiros com pele’; para o mercado interno, os grãos de cor vermelha representam cerca de 30% da preferência dos consumidores de amendoim in natura. Os grãos dessa cultivar também apresentam como vantagem, a maior facilidade para ‘blancheamento’, ou o processo de produção de grãos inteiros, sem a pele.

Já as variedades IAC 22 e IAC 8112 possuem grãos de película clara; por essa característica, e pela boa granulometria, a produção de grãos dessas cultivares precoces pode complementar estoques de grãos destinados à exportação, produzidos por cultivares de ciclo mais tardio. Seus grãos também podem constituir a matéria-prima para a elaboração de uma série de outros produtos à base de grãos inteiros despeliculados, em ‘bandas’, ou moídos.

(LRK)