Agricultura: Workshop Internacional de Citros será realizado em Cordeirópolis

Evento com abordagem na área de pós-colheita começa nesta terça-feira, dia 3

seg, 02/09/2002 - 9h32 | Do Portal do Governo

O Instituto Agronômico (IAC- APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, irá realizar o Workshop Internacional de Citros, o primeiro no Brasil na área de pós-colheita de citros. O evento será de 3 a 5 de setembro, em Cordeirópolis.

O objetivo é levantar os problemas existentes na área de pós-colheita e buscar soluções por meio de debates. A idéia é que essas soluções possam servir de subsídio para futuras pesquisas. O público compõe-se de todos os integrantes da cadeia produtiva de citros – da produção à indústria, incluindo pesquisadores, professores e estudantes da área.

Durante o evento, serão debatidos aspectos como produção, qualidade e fitossanidade de citros, padronização, processo pós-colheita, mercados interno e externo, tendências e perspectivas do setor. Para enriquecer o debate, além de especialistas brasileiros, haverá palestrantes de países com forte atividade citrícola, como Argentina, Uruguai e EUA.

O evento será desenvolvido na forma de mesas-redondas e debates. A primeira, no dia 3, terá como tema ‘Produção e Consumo de Citros’. Nesse espaço, serão enfocados o mapeamento e as tendências da produção de citros no Brasil, as pespectivas de consumo de citros no Brasil e o planejamento – associando a produção à comercialização.

Palestrantes da Argentina e do Uruguai – países que exportam grandes quantidades de citros e que estão bem avançados nessa atividade – participarão do debate sobre ‘Manuseio, Embalagem e Transporte de Citros’, na segunda mesa-redonda, no dia 4.

A questão da padronização de citros, como será a partir de janeiro de 2004, estará em discussão na terceira mesa-redonda, ainda no dia 4, com o tema ‘Tecnologia e Padronização de Citros’. Nesse assunto serão abordados o Programa Paulista e/ou Brasileiro de Padronização de Citros, o Sistema de Refrigeração e Estocagem Frigorífica de Citros e Tecnologias de Tratamento Pós-colheita: uso de ceras, detergentes e fungicidas.

A fitossanidade será debatida no dia 5, com enfoque nos problemas existentes na pós-colheita de citros em nível de comercialização interna. A atual situação de controle de doenças dos citros será exposta por pesquisador do IAC. Um representante da Universidade da Flórida/EUA irá falar sobre esse aspecto no parque citrícola da Flórida.

As exigências legais e a comercialização de citros serão debatidas com vistas para a questão dos resíduos frente às exportações, a defesa e a vigilância sanitária, as exigências impostas à aquisição de citros brasileiros pelo mercado externo e as tendências da citricultura na
economia mundial.

Participação

Os interessados em participar do evento têm acesso à ficha de inscrição no site www.centrodecitricultura.br. As inscrições custam R$ 130,00. Esse valor incluirá refeições oferecidas durante o período do evento. O número de vagas está limitado a 150 participantes, por ordem de recebimento da ficha de inscrição.

O endereço do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Citros ‘Sylvio Moreira’/IAC é Rodovia Anhangüera – km 158, Caixa Postal 04, CEP 13490-970 – Cordeirópolis-SP

O acesso ao Centro de Convenções será restrito aos participantes inscritos, com apresentação de identificação fornecida pela Comissão Organizadora.

Outras informações pelo telefone (0XX19) 546-1399.

Carla Gomes – Assessoria de Imprensa – IAC