Agricultura: Vacinação contra raiva atinge 99,19% do rebanho de 14 regiões paulistas

Cobertura é a maior já registrada

sex, 16/12/2005 - 16h25 | Do Portal do Governo

A exemplo da campanha da vacinação contra a febre aftosa que bateu recorde em todo o estado, com 99,60% de cobertura, a vacinação contra a raiva dos herbívoros, que também ocorreu de 26 de outubro a 30 de novembro, registrou o seu maior índice com 99,19% do rebanho vacinado nas 14 regiões do estado, onde acontece este tipo de imunização. Na etapa passada, em maio, o percentual foi de 98,63%.

“Esta cobertura reflete a preocupação do pecuarista na campanha deste ano em imunizar o seu rebanho contra as doenças”, afirma o secretário de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira. As 14 regiões (Bragança Paulista, Franca, Guaratinguetá, Itapetininga, Itapeva, Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Orlândia, Pindamonhangaba, Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, São Paulo e Sorocaba), áreas onde há ocorrência de morcegos hematófagos, totalizam um rebanho de 3.006.168 cabeças entre bovinos, bubalinos, equinos, caprinos e ovinos.

Segundo a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgão da Secretaria, responsável pela sanidade anima e vegetal no estado, há um evidente declínio nas ocorrências da doença, devido ao trabalho das equipes volantes de caça-morcegos e intensificação da vacinação. Em 2000, chegava-se a registrar 773 focos da doença numa área que compreendia 19 regiões com vacinação. Em 2003, este número caiu para 120 casos. Até novembro deste ano, foram 54 incidências.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.