Agricultura: Vacinação contra laringotraqueíte está praticamente concluída

Imunização está praticamente concluída na região de Bastos

sex, 27/02/2004 - 17h07 | Do Portal do Governo

Mesmo com o término do prazo de vacinação no dia próximo dia 29, a imunização contra a laringotraqueíte das aves está praticamente concluída na região de Bastos, aponta relatório parcial da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. A campanha, aberta pelo secretário Duarte Nogueira, no último dia 2, foi direcionada a 187 propriedades, com um plantel de 16 milhões de aves.

A vacinação é obrigatória em aves com idade entre quatro e 70 semanas e para isso todas as 12,8 milhões de doses da vacina já foram adquiridas pelos proprietários de granjas nos 16 municípios da região de Bastos, que integram um ‘bolsão’.

Fora dessa região, a vacinação está proibida. A vacina é produzida a partir de vírus vivos e, por isso, a comercialização e a aplicação estão sendo realizadas de forma assistidas pelos médicos veterinários do serviço oficial de Defesa Agropecuária.

As aves entre 4 e 16 semanas deverão receber a segunda dose da vacina até atingirem a idade máxima de 16 semanas. Treze granjas já iniciaram esse procedimento. Depois do dia 29, quando se encerra a campanha, continuarão sendo imunizadas as aves de reposição que ingressarem na região. De acordo com a Defesa Agropecuária, a previsão é que sejam vacinadas cerca de 400 mil aves por semana.

A laringotraqueíte infecciosa é uma doença respiratória que ocorre principalmente em galinhas de postura e menos frequentemente em frangos de corte. Não é transmissível ao homem, mas provoca queda na produtividade e morte de aves adultas, principalmente em épocas quentes e úmidas. A doença foi constatada no ano passado, após um trabalho criterioso de coleta de material e análises laboratoriais.

No ano passado, São Paulo produziu 25,4 milhões de caixas com 30 dúzias de ovos e, desse total, a região de Tupã (considerados 14 municípios) foi responsável pela produção de 9,6 milhões de caixas, a maior produção do Estado. Os dados são do IEA (Instituto de Economia Agrícola), órgão da secretaria.

Da assessoria de imprensa da Secretaria da Agricultura
C.A.