Agricultura: Vacinação contra a febre aftosa vai até 30 de novembro

Este também é o mês de vacinação contra a raiva dos herbívoros

ter, 01/11/2005 - 14h01 | Do Portal do Governo

O Secretario de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, participou nesta terça-feira, dia 1º de novembro, em Presidente Prudente, do Lançamento Oficial da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. Antecipada para o dia 26 de outubro, por conta do surgimento de focos da doença no Estado do Mato Grosso do Sul e da suspeita de animais doentes no Estado do Paraná, a vacinação ocorre até o dia 30 de novembro, como previsto no calendário estadual.

“É muito importante o empenho de todos, sobretudo neste momento. Adotamos importantes medidas para impedir a entrada da doença em território paulista, como o estabelecimento de barreiras nos municípios fronteiriços com os Estados do Mato Grosso do Sul e Paraná, a criação de corredores sanitários e a adoção de critérios para a entrada de produtos de origem animal vindos daqueles estados. Tudo isso para resguardar nossos pecuaristas, para proteger nosso rebanho e para preservar o bom relacionamento comercial com os países importadores da nossa carne, agora é a vez de nossos criadores”, explica o Secretário Nogueira.

A vacinação contra a febre aftosa acontece durante os meses de maio e novembro, quando o produtor é obrigado a fazer a aplicação e comunicar esta vacinação a defesa agropecuária do seu município, ficando sujeito a multa pelo não cumprimento. Na última etapa, em maio último, o Estado de São Paulo alcançou a marca de 99,41% de cobertura vacinal de um rebanho de 13,6 milhões de cabeças.

Novembro também é mês de Vacinação contra a Raiva dos Herbívoros. Pecuaristas de 14 regiões do estado (Bragança Paulista, Franca, Guaratinguetá, Itapetininga, Itapeva, Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Orlândia, Pindamonhangaba, Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, São Paulo e Sorocaba) terão de 1º a 30 de novembro para imunizar seu rebanho, também contra a raiva.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Agricultura

C.C.