Agricultura: USP promove seminário internacional sobre transgênicos

Evento vai até quarta-feira, dia 29

seg, 27/10/2003 - 15h37 | Do Portal do Governo

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP)realiza, entre entre esta segunda-feira, dia 27 e quarta-feira, dia 29, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, o Seminário Internacional Transgênicos no Brasil. O principal objetivo do evento é colocar em pauta a discussão científica sobre o tema para fundamentar o desenvolvimento de políticas públicas.

Segundo o pró-reitor de Cultura e Extensão da USP, Adilson Avansi de Abreu, mais de 20 cientistas brasileiros e estrangeiros analisam os riscos e benefícios da biotecnologia, a segurança dos alimentos transgênicos para a saúde e os seus impactos econômicos e ambientais, além dos aspectos regulatórios.

Avansi afirma que o seminário tem a missão de deslocar o foco da discussão sobre os transgênicos do campo da política para o da ciência. ‘A tecnologia que possibilitou os transgênicos nos colocou num caminho que não tem retorno. Temos que adotar uma visão equilibrada e fornecer uma base científica para respaldar as decisões de quem se encarrega da gestão pública – esse é o papel da Universidade’.

O pró-reitor acredita que o seminário veio num momento oportuno, já que a questão dos organismos geneticamente modificados está em pleno debate na sociedade. ‘Todos os cientistas convidados são responsáveis por pesquisas importantes e vão abordar as novas descobertas no campo da biotecnologia. O público – formado principalmente por pesquisadores, gestores públicos, estudantes e membros de grandes empresas de engenharia de alimentos – tem grande interesse numa perspectiva científica destes temas, uma vez que eles suscitam preocupações éticas sobre os impactos que aquelas tecnologias podem trazer ao meio ambiente, à saúde e à economia’.

O Anfiteatro Camargo Guarnieri, fica à Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, São Paulo. Mais informações: (0XX11) 3816-3473 ou no site www.usp.br/prc

Da Agência USP de Notícias/L.S.