Agricultura: Uso de mandioca na alimentação de bovinos pode favorecer produtores

Instituto de Zootecnia desenvolve trabalho que busca viabilizar o uso do produto na alimentação de ruminantes

ter, 16/07/2002 - 11h40 | Do Portal do Governo

O cultivo da mandioca é uma boa alternativa para os pequenos e médios produtores paulistas interessados em aumentar a renda no campo. Rústica, a mandioca é colhida o ano todo e se adapta facilmente ao solo, sem necessidade de adubação pesada. O produtor pode optar pela venda direta da raiz da mandioca ou pela utilização da planta para a alimentação animal, como mostra um trabalho realizado pelo Instituto de Zootecnia da Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio.

Segundo o pesquisador Edson Valvasori, o uso da mandioca na alimentação animal é uma alternativa lucrativa, pois seu custo de produção é inferior a de outros produtos, como o milho, cultura também usada na ração de bovinos.

Valvasori é responsável pela coordenação de um projeto de silagem de mandioca direcionado aos pequenos e médios produtores. O trabalho tem como objetivo procurar formas para viabilizar o uso do produto na alimentação de ruminantes e, sobretudo, oferecer uma alternativa de renda aos agricultores, que podem comercializar a raiz da mandioca e ainda aproveitar seus sub-produtos – tanto a raiz como as folhagens podem ser utilizadas na alimentação animal. De acordo com o pesquisador, a mandioca, que apresenta, em média, 50% de raízes e 50% de ramas (folhagem), pode ser colhida depois que a planta atingir entre oito meses e um ano de idade. As raízes que não forem vendidas podem ser utilizadas também na silagem. Estima-se que, no Brasil, cerca de 18 milhões de toneladas de rama acabam sendo deixadas no campo, sem nenhuma utilização comercial, afirma Valvasori. ‘Esse produto poderia ser usado na alimentação animal, principalmente dos ruminantes’, enfatiza.

Informações adicionais sobre o trabalho podem ser obtidas pelo telefone (19) 3743-3700.