Agricultura: Unicamp isola vírus que pode ajudar a desenvolver vacinas mais eficazes

Vírus respiratório sincicial bovino causa graves problemas respiratórios, sobretudo em bezerros

ter, 15/04/2003 - 10h30 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial e Redação de Pesquisa Fapesp


Equipe da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) conseguiu isolar e caracterizar pela primeira vez o vírus respiratório sincicial bovino (BRSV) no Brasil, que causa graves problemas respiratórios, sobretudo em bezerros.

O agente infeccioso pertence ao gênero Pneumovirus, com um genoma que codifica (produz) apenas dez polipeptídeos. Foi identificado em amostras colhidas no Rio Grande do Sul.Cientificamente, o vírus sincicial é oriundo do sincício, que é a massa de protoplasma com muitos núcleos e sem divisão de células.

A descoberta do BRSV deve-se ao trabalho conjunto entre o Instituto de Biologia e a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, publicado na edição de fevereiro do Brazilian Journal of Medical and Biological Research.

A caracterização do vírus brasileiro pode auxiliar no diagnóstico e no desenvolvimento de vacinas e medidas preventivas mais eficazes que as atuais. Os pesquisadores procuravam o vírus desde 1992, a partir de indicações de que mais da metade dos animais examinados, provenientes das principais regiões do País, apresentava anticorpos contra o vírus.

“O BRSV encontra-se bastante disseminado. Infectou cerca de 70% do rebanho bovino nacional”, diz a pesquisadora do Instituto de Biologia que coordenou o estudo Clarice Weis Arns.

(AM)