Agricultura: Tecnologia de ponta garante maior produtividade de feijão

Seminário é promovido pelo Instituto Agronômico da Secretaria da Agricultura

seg, 01/04/2002 - 17h06 | Do Portal do Governo

O Instituto Agronômico e o Departamento de Descentralização do Desenvolvimento da APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios realizam de 23 a 24 de abril, em Capão Bonito, o ‘Dia de Campo do Feijão Tybatã’. Divulgar a tecnologia de ponta gerada nos últimos anos para a cultura do feijoeiro, tanto por órgãos oficiais como por empresas privadas, é o objetivo do encontro.

O feijão carioca Tybatã – nome tupi-guarani que significa fartura – apresenta alta capacidade produtiva, boa arquitetura de planta – o que facilita a mecanização da colheita – e bom teor protéico. Para o produtor, a nova variedade vai permitir a redução no custo de produção por ser resistente a vários patógenos como o mosaico dourado, ferrugem e a mosca branca. O processo reduz o uso de agrotóxicos, o que beneficia também o ambiente e a saúde dos trabalhadores, livrando-os de intoxicação.

A expectativa dos pesquisadores é de que com a redução do custo de produção para o agricultor, o preço para o consumidor também sofra queda e, com isso, permita maior consumo da principal fonte de proteína vegetal na alimentação do brasileiro.

A pesquisa do feijão IAC-Carioca Tybatã teve início em 1989. O trabalho foi feito com cruzamentos aplicados em Votuporanga no plantio da seca, situação em que há alta incidência de mosaico dourado e da mosca branca. Foram realizadas seleções, avaliações e ensaios nas regiões produtoras do Estado. Em 1998, foi encerrada a parte experimental. Os pesquisadores iniciaram então a fase descritiva do feijão para levantamento de informações necessárias para registrar o cultivo. Naquele período, iniciou-se também a produção de sementes com a plantação de 40 toneladas.

O Dia de Campo é uma oportunidade de encontro entre os envolvidos no agronegócio do feijão – produtores, extensionistas, pesquisadores e empresas. Diante das demandas dos agricultores, reúnem-se pesquisadores para tratar dos temas mais procurados a fim de oferecer aos produtores, informações que permitam produzir melhor.

Durante o evento o público vai ter contato direto com experimentos sobre fertilizantes, defensivos e máquinas para plantio e colheita, além de acesso a assuntos para agronegócios do feijão – economia, controle de doenças e pragas, irrigação, adubação e efeitos do estresse climático. Outra novidade neste dia de campo vai ser a palestra sobre os efeitos dos fenômenos climáticos El Niño e La Niña nos preços do feijão no Estado de São Paulo.

Informações:

IAC- Instituto Agronômico, Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Sudoeste Paulista.
Endereço: Rodovia Sebastião Ferraz de C. Penteado, Km 232 – Capão Bonito – Guapiara
Tel: (0XX19) 3231-5422