Agricultura: Tecnologia aplicada a flores, frutas e hortaliças será exposta em Jundiaí

3ª Feira Internacional começa na próxima quarta-feira, dia 18

seg, 16/09/2002 - 11h12 | Do Portal do Governo

As variedades do Instituto Agronômico (IAC-APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, irão reforçar a tecnologia exposta na 3ª Feira Internacional de Tecnologia Aplicada a Flores, Frutas e Hortaliças (FFH 2002), que será realizada de 18 a 21 de setembro, no Centro de Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Engenharia e Automação do IAC.

Além de ter acesso ao conhecimento difundido em palestras e mini-cursos que serão realizados no evento, o público poderá ver no campo as plantas e entender melhor quais procedimentos são adequados para o sucesso das culturas.

A FFH é uma Feira de tecnologia para a agricultura, com foco em flores, frutas e hortaliças. Nesse contexto, o IAC divulga suas tecnologias e também mostra com a planta os resultados da aplicação do conhecimento gerado no Instituto.

Os visitantes terão oportunidade de conhecer no campo variedades IAC: pêssego, tangerina, maracujá, café, coco, uva e pupunha. Todas essas fazem parte do Programa de Melhoramento Genético do IAC, em que são desenvolvidas variedades mais produtivas e resistentes a pragas e doenças. Por exemplo, é com esse trabalho que o IAC , ao criar variedades pouco exigentes em frio, viabilizou o cultivo de pêssego no estado de São Paulo.

O Instituto Agronômico selecionou variedades adaptadas ao clima do Estado, pois as cultivadas no Sul não resistem ao clima paulista. Para atender ao público da Feira, o IAC irá expor, em vasos, frutas compatíveis com o pequeno produtor – manga, pêssego, figo, goiaba, oliveira, castanha portuguesa, atemóia, abacaxi gomo-de-mel, macadâmia, nêspera e morango.

O morango será exposto em três diferentes formas de cultivo: canteiro, hidroponia e produção vertical. Esta última técnica foi criada em pesquisa desenvolvida na Pós-Graduação do IAC, orientada pelo pesquisador Pedro Roberto Furlani, pioneiro na técnica de hidroponia no Brasil e que estará na FFH para dar explicações ao público.

Esse sistema permite o cultivo vertical de morango, em estufa, onde as mudas ficam em sacolas de polietileno cheias de palha de arroz carbonizada e presas em estacas. A irrigação é hidropônica.

Segundo Furlani, são várias as vantagens dessa nova forma de cultivar morango: aumento de rendimento por área, melhor aproveitamento do ambiente protegido, redução de riscos de doenças de solo e de aplicação de defensivos agrícolas, facilitação da mão-de-obra e exigência de menor esforço físico do trabalhador. Além disso, em razão de a produção ser feita em ambiente protegido, o produto apresenta melhor qualidade, com melhor conservação e sabor.

Os interessados por citricultura poderão conhecer o sistema de produção de mudas cítricas sadias, livres de doenças, que será exposto por pesquisadores do IAC especialistas em citros. O público poderá verificar todo o processo de produção de muda em estufa, desde a semente até a muda pronta, segundo a pesquisadora Rose Mary Pio.

Pesquisadores do IAC irão ministrar palestras e mini-cursos

A pesquisadora Taís Tostes Graziano irá falar sobre o tema Diagnóstico da Produção de Flores e Plantas Ornamentais no Brasil. O pesquisador Paulo Espíndola Trani dará mini-curso sobre as perspectivas para a produção sustentável de hortaliças e as novas alternativas tecnológicas. Também em mini-curso será abordado o cultivo de plantas medicinais, aromáticas e corantes pela pesquisadora Maria Beatriz Perecin. O pesquisador Francisco Antonio Passos instruirá os participantes do mini-curso sobre manejo da nutrição do morangueiro.

Data: 18 a 21 de setembro de 2002
Horário: das 8h às 18h
Local: Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica e de Engenharia de Automação do Instituto Agronômico (IAC) -Jundiaí-SP- Avenida Antonio Pincinatto, 5000 (Rodovia dos Bandeirantes, saída 59, sentido Capital-Interior e saída 61, sentido Interior-Capital).