Agricultura: Técnicos do Cati e do Sebrae orientam produtor rural da região de Barretos

Objetivo é melhorar a produção agroindustrial

ter, 21/10/2003 - 13h30 | Do Portal do Governo

Pecuaristas e produtores rurais dos 18 municípios da região de Barretos vão receber assessoria gerencial, tecnológica e administrativa em todos os elos da cadeia produtiva para melhorar a produção agroindustrial. A orientação técnica abrange desde a compra de insumos e plantio até a comercialização do produto. É isso o que assegura o convênio firmado pelo Governo estadual no dia 13, no Parque do Peão da cidade.

Assinaram o documento o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, o diretor do Sebrae-São Paulo, Carlos Roberto Monteiro, e a Agência de Desenvolvimento Econômico de Bebedouro (Adebe), gestora do programa na região. O convênio, que autoriza a liberação de R$ 300 mil, faz parte do Sistema Agroindustrial Integrado (SAI).

Empresário rural

O objetivo do programa é transformar o pequeno agricultor e pecuarista em empresário rural, além de agregar valor aos produtos. De acordo com Nogueira, ao oferecer assistência, o Governo cria condições de melhoria de vida no campo, aumenta a renda familiar e estimula a geração de empregos. “O Sebrae é nosso parceiro nesse trabalho de orientação, principalmente ao agricultor familiar, oferecendo ao mesmo um conjunto de informações importantes para o seu crescimento.”

A assessoria é feita por técnicos terceirizados do Sebrae e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), ligada à secretaria. Na região de Barretos, o SAI abrange 18 municípios: Altair, Barretos, Bebedouro, Cajobi, Colina, Colômbia, Embaúba, Guaíra, Guaraci, Jaborandi, Monte Azul Paulista, Olímpia, Pirangi, Pitangueiras, Severínia, Taquaral, Terra Roxa eViradouro.

Quase 11 mil pessoas

Nos últimos dois anos, o projeto alcançou resultados importantes. Foram instaladas três agroindústrias: Grupo Fundação Educacional Aroeira, em Jaborandi; Grupo Palmitos Rosolen, em Cajobi, de cultivo de palmito-pupunha na região; Grupo Associação das Três Barras, em Barretos, de produção de alimentos.

O programa possibilitou a formação de dez associações, realização de 89 palestras técnicas, 256 reuniões e atendimento de 10,7mil pessoas. Numa delas – a Associação dos Empresários Rurais das Três Barras –, criada em 2001 em Barretos, as mulheres dos produtores fazem compotas de doces para comercialização.

Após a assinatura do contrato, o secretário proferiu palestra sobre o agronegócio paulista no auditório da Faculdade de Direito da Fundação Educacional de Barretos. Nogueira falou da participação de São Paulo nas exportações do agronegócio brasileiro, das estratégias para ampliar o mercado e das ações empreendidas pela sua pasta para estimular o setor.

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)