Agricultura: Setor de suínos debate mecanismos para exportação

São Paulo é o sexto maior plantel suíno do Brasil

seg, 06/06/2005 - 17h33 | Do Portal do Governo

O Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, participou nesta segunda-feira, dia 6, no auditório da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) em Campinas, do Ciclo de Eventos promovido pela Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS) e pela Câmara Setorial da Carne Suína do Estado de São Paulo. Sob o tema “Mecanismos para Exportar”, o evento, que conta com a participação de representantes de todos os elos da cadeia produtiva, tem por objetivo ampliar o debate sobre a produção de qualidade e a exportação do suíno paulista.

De acordo com Valdomiro Ferreira Júnior, presidente da APCS, questões sanitárias, integração com os frigoríficos e os novos mercados serão alguns dos destaques do encontro. “Possuímos hoje o sexto maior plantel do Brasil. Nosso nível de tecnificação assim como os nossos índices zootécnicos são de primeiro mundo. Temos de investir em produção diferenciada e continuar conquistando mercados”, afirma

Para o Secretário Duarte Nogueira, um grande avanço da cadeia da suinocultura do Estado de São Paulo, foi a criação do Selo Suíno Paulista, dentro do Programa de Qualidade Produto de São Paulo. “Para a obtenção do selo, as granjas têm de obedecer normas que vão da criação ao abate. Pelas regras, percebe-se que o selo tornou-se garantia da completa rastreabilidade da carne suína e com isto, o criador agrega valor à sua produção e torna-se apto a conquistar novos mercados”, explica o secretário.

Serviço:
Ciclo de Eventos da APCS – Mecanismos para Exportar
Data: 06 de junho, às 16 horas
Local: Auditório Central da CATI
Endereço: Av. Brasil, nº 2340 – Jd. Chapadão – Campinas/ SP

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Agricultura

F.C.