Agricultura: Seminário discute conceitos de ruralidade e desenvolvimento

O evento é destinado aos jovens das Escolas Técnicas, cooperativistas e trabalhadores rurais

seg, 21/10/2002 - 20h32 | Do Portal do Governo

A população rural extrapola os 18% da população brasileira declarados pelo IBGE, se levarmos em conta a população que integra a cadeia produtiva, desde as fábricas de insumos e máquinas agrícolas até as pequenas agroindústrias que beneficiam e distribuem a produção ao consumidor, abrangendo cerca de 30% da população brasileira.

Foi pensando em ampliar a discussão destes conceito que representantes do Centro Paula Souza programaram para a próxima quarta-feira, dia 23, no Memorial da América Latina, o seminário Juventude Rural – Construindo um Projeto de Vida com Qualidade.

O evento é destinado aos jovens das Escolas Técnicas, aos participantes do PROJOVEM e de outras experiências de Pedagogia de Alternância do país e aos jovens cooperativistas e trabalhadores rurais.

Segundo os organizadores, o evento vai possibilitar, ainda, a apresentação do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável – PNDRS proposto pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural (órgão ligado ao Ministério de Desenvolvimento Agrário), instituições governamentais e não governamentais.

As sugestões sobre o tema do seminário serão levadas para serem apresentadas durante a 1ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável que será realizada entre 15 e 17 de novembro desse ano, em Brasília.

Além do Centro Paula Souza participam também da organização do seminário representantes da Associação Central do PROJOVEM, da União Nacional da Escolas Famílias Agrícolas – UNEFAB, da Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul – ARCAFAR / SUL, da Organização para o Desenvolvimento Industrial, Espiritual e Cultural – OISCA do Brasil, da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo – OCESP, da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo – Fundação ITESP e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo – CONTAG/FETAESP.

O evento conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável – CNDRS, da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário – SAF, do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural – NEAD e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA.

Data: quarta-feira, dia 23
Horário: das 9 às 17h30
Local: Memorial da América Latina.