Agricultura: Secretário visita região de Avaré nesta quinta-feira, dia 24

Entre outras atividades, Duarte Nogueira inaugurará as novas instalações da Casa de Agricultura de Itaí

qui, 24/07/2003 - 8h10 | Do Portal do Governo

O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, participa nesta quinta-feira, dia 24, de eventos na região de Avaré, no sudoeste do Estado.

Em Taquarituba, Duarte Nogueira participa da abertura do 1º Encontro da Cultura do Feijoeiro, organizado pela Cooperativa Regional Agropecuária de Taquarituba-Coreata. A região, considerada uma das mais importantes do Estado de São Paulo na produção de feijão, possui 35% de sua área voltada ao cultivo da leguminosa. A região também é tradicional no cultivo do milho.

‘A estimativa da safra de grãos para 2003 é a maior da última década, prevemos um aumento de 7,88% na produção. O milho safrinha, comum aqui na região, é a grande vedete, cuja produção deve subir para 1,035 milhão de toneladas, 46,3% superior à safra passada, que foi de 707,21 mil toneladas. Na soma com a safra de verão, o volume total deve chegar a 4,479 milhões de toneladas, um acréscimo de 9,8%’ explica o secretário.

Às 11 horas, o secretário inaugura as novas instalações da Casa de Agricultura do município de Itaí que, com 35 anos de existência, foi totalmente reformada e ampliada. O custo total das obras foi de R$ 55 mil, dos quais R$ 30 mil foram subsidiados pela Secretaria da Agricultura.

No início da tarde, segue para o Núcleo de Produção de Sementes da Secretaria da Agricultura, no município de Manduri, para o lançamento de quatro novas variedades de milho e da Nova Unidade de Beneficiamento de Sementes.

A unidade, com capacidade de processamento para 500 mil sacas de sementes por ano, será responsável pela produção e classificação das sementes em toda a região.

Serviço

9h30- Abertura do 1º Encontro da Cultura do Feijoeiro em Taquarituba
Local: Associação Atlética Taquaritubense – Rua Marechal Floriano Peixoto, 754 – Taquarituba/SP

11h- Inauguração das Ampliações da Casa de Agricultura de Itaí
Local: Rua Salvador de Freitas,600 – Centro – Itaí/SP

13h- Visita ao Núcleo de Produção de Sementes Ataliba Leonel
Lançamento de 4 variedades de milho
Funcionamento da nova unidade de beneficiamento de sementes
Local: Rodovia SP 287, Km 50 – Manduri/SP

(LRK)