Agricultura: Secretário visita hoje em Valinhos a 56ª Festa do Figo e a 11ª Expogoiaba

Município integra o Circuito das Frutas e responde por mais de 60% da produção nacional de figo

sex, 28/01/2005 - 10h22 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, visita nesta sexta-feira, dia 28, às 18 horas, a 56ª Festa do Figo e a 11ª Expogoiaba, em Valinhos. As duas festas, tradicionais no calendário agropecuário do Estado, acontecem no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini. Com a volta da entrada gratuita, a comissão organizadora prevê que cerca de 500 mil visitantes deverão passar pelo local entre os dias 22 de janeiro e 6 de fevereiro.

Organizadas pela Prefeitura Municipal, pelo Sindicato Rural e pela Associação Agrícola de Valinhos e Região, os eventos contam com cerca de 40 estandes e aproximadamente 120 produtores que, além de figo, goiaba e uvas, expõem e vendem frutas como manga, amora, acerola, lichía, figo-da-índia, figo branco, sirigüela, carambola, pêssego e caju.

Valinhos, a capital do figo roxo, é considerado o maior produtor de figos de mesa do país. O município, um dos oito integrantes do Circuito das Frutas, é responsável por mais de 60% da produção nacional de figos de mesa. De acordo com estimativa da prefeitura para a safra 2004/2005, a produção da fruta deve chegar a 4,5 milhões de caixas (2 kg). Segundo o Sindicato Rural de Valinhos a alta qualidade das frutas atrai também outros mercados. O município exporta de 25% a 30% de sua produção de figo para a Europa, e recentemente iniciou a exportação da fruta ao Japão.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento

(LRK)