Agricultura: Secretário visita a região de Piracicaba

Visita será nesta sexta-feira, dia 15

qui, 14/10/2004 - 17h55 | Do Portal do Governo

O Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, estará na região de Piracicaba nesta sexta-feira , dia 15, a partir das 14 horas, quando visita as instalações do Centro de Tecnologia Copersucar (CTC) e às 16 horas participa do lançamento do livro ‘A Pós-Graduação na ESALQ: 40 Anos de História’, no Salão Nobre do Campus.

Durante a visita ao Centro de Tecnologia Copersucar, o Secretário, acompanhado de representantes do setor produtivo canavieiro, conhece as instalações de uma das mais avançadas instituições no desenvolvimento de tecnologia agrícola e industrial para a agroindústria da cana-de-açúcar do mundo. Somente os cultivares Copersucar são responsáveis por 50% da cana plantada no país. A Secretaria de Agricultura tem uma parceria com o Centro no desenvolvimento de novas variedades, através de um trabalho do nosso Centro Apta Cana, ligado ao Instituto Agronômico de Campinas – IAC. Em abril último, a Secretaria lançou 4 novas variedades de cana, que envolveram 10 anos de trabalho e que teve dentre os parceiros a Copersucar.

“É a verdadeira parceria público-privado sem muito alarde. A Secretaria utiliza os campos de melhoramento do CTC e retira o material que por meio de pesquisa resulta em variedades melhoradas geneticamente e adaptáveis para cultivo de cada região”, afirma o secretário. Na última década, a Secretaria lançou 9 variedades, incluindo as 4 deste ano. “As variedades dão sustentabilidade ao mercado, reforçam a diversidade genética e isso protege nossas lavouras contra pragas e doenças”.

Nogueira enfatiza o papel dos seis institutos de pesquisa da Secretaria, que conta em grande parte de seus projetos com o setor produtivo. “A tradição da pesquisa paulista e brasileira e as suas parcerias refletem na excelência tecnológica do campo e nos sucessivos recordes na nossa produção”.

Após visita ao Centro, o Secretário Duarte Nogueira participa do lançamento do livro ‘A Pós-Graduação na ESALQ: 40 Anos de História’, no Salão Nobre do Campus – Esalq.

Agenda
14h- visita ao Centro de Tecnologia Copersucar
Fazenda Santo Antonio s/nº – Piracicaba/SP

16h- lançamento do livro A pós-graduação na Esalq: 40 anos de história”
Local: Salão Nobre ( prédio central)
Av. Pádua Dias, 11 – Piracicaba/SP

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.