Agricultura: Secretário transfere gabinete para a Agrishow em Ribeirão Preto

Será a 10ª edição da feira, considerada a terceira maior do mundo

sex, 25/04/2003 - 13h19 | Do Portal do Governo

Da Secretaria da Agricultura e Abastecimento


O secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Duarte Nogueira, irá transferir seu gabinete para a Agrishow em Ribeirão Preto na próxima semana. Essa é a 10ª edição da feira, considerada a terceira maior do mundo, e se estende até o dia 3 de maio.

Durante toda a semana, a secretaria estabeleceu uma agenda baseada no tripé: agricultura familiar, qualidade do produto de São Paulo e participação das Câmaras Setoriais da Cadeia Produtiva nas decisões da política agrícola paulista. Todas as 25 Câmaras Setoriais estarão reunidas na Agrishow 2003. Elas são responsáveis por grande parte dos acertos que o Estado tem tido no direcionamento de suas ações nos agronegócios e nos resultados obtidos.

A secretaria também privilegiará a agricultura familiar com a aprovação de planos de microbacias hidrográficas para 36 municípios e em parceria com o Banco do Brasil irá ampliar o Pronaf – Programa Nacional de Agricultura Familiar – em São Paulo.

Para completar o tripé, lança linha de financiamento através do Feap – Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista – para a melhoria da qualidade do café. São R$ 2,5 milhões para a compra de equipamentos, visando a depuração do café paulista. No ano passado, o café torrado e moído recebeu certificação e normatização específicas avalizado pelo Selo de Qualidade Produto de São Paulo.

“Nosso objetivo é criar normas para plantio, comercialização e embalagem dos produtos paulistas e assim assegurar alto padrão”, explica o secretário. Hoje 10 marcas de café torrado e moído já estampam o selo em suas embalagens.

“A Agrishow já se tornou uma referência para o agronegócio brasileiro, é a maior vitrine de nosso potencial agrícola”, afirma o secretário Nogueira. Neste ano, a feira acontece com a participação de 550 expositores – 100 a mais em relação ao ano passado -, dos quais 60 do exterior, que esperam realizar negócios em torno de R$ 1,2 bilhão, 10% acima do volume registrado no edição de 2002. A expectativa é de receber mais de 140 mil produtores rurais procedentes de várias regiões brasileiras e de países da América do Sul.

Numa área de 243 m2, estarão sendo exibidas mais de 2.000 marcas de produtos entre máquinas modernas e implementos agrícolas, sementes, corretivos, fertilizantes, defensivos e outros insumos, armazéns e silos, equipamentos para irrigação, pulverização aérea, veículos utilitários, ferramentas, motores e bombas, telas e arames, embalagens, construções pré-fabricadas, equipamentos de segurança, de telecomunicações e informatização e pastagens e outros destinados ao segmento pecuário.