Agricultura: Secretário se reúne com bananicultores do Vale do Ribeira

Objetivo é relatar as ações de combate à sigatoka negra e discutir alternativas econômicas para a região

qua, 14/07/2004 - 8h32 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, juntamente com o corpo técnico da Secretaria, tem uma reunião com representantes de associações de bananicultores, prefeitos e lideranças regionais, nesta quarta-feira, dia 14, às 10 horas na sede do Pólo Regional da Secretaria (localizado entre Registro e Pariquera-Açu), para discutir a bananicultura e seus problemas com o aparecimento da sigatoka negra, doença que vem atacando as plantações do Vale do Ribeira.

Neste encontro, além da Secretaria apresentar um relatório completo das ações que vem desenvolvendo na área de defesa sanitária vegetal, levantamento das plantações afetadas, projetos de pesquisa em andamento, o secretário divulga outras ações a serem feitas na região, incluindo detalhes da nova linha de financiamento destinada aos bananicultores afetados.

“Esta reunião servirá para mostrarmos o que a Secretaria tem feito e para discutir alternativas econômicas para o Vale. Colocamos todo o corpo técnico da Secretaria, seja na área de pesquisa, defesa sanitária, assistência técnica e produção de mudas à disposição da classe produtiva”, afirma o secretário. Ele também destaca que o encontro servirá para que a classe produtiva apresente sugestões para projetos de viabilidade econômica na região.

AÇÕES – Desde o aparecimento do primeiro foco da doença no início de junho no município de Miracatu, a Secretaria de Agricultura desenvolve uma série de ações como isolamento das áreas infectadas, podas sanitárias, varredura num raio de 70 km de propriedades ao longo da BR 116 e análises do Instituto Biológico da Secretaria sobre o mal. O objetivo é fazer um levantamento que poderá estabelecer as áreas livres da doença no estado de São Paulo.

A bananicultura paulista ocupa quase 60 mil hectares e a sua produção foi de cerca de R$ 420 milhões em 2003, sendo o Vale do Ribeira responsável por 83% deste valor e sendo que a banana representa 80% de toda produção agrícola da região. “Pela importância da cultura no Vale é que a Secretaria trabalha para o controle da doença e no atendimento aos produtores”, destaca o Secretário.

Encontro sobre a Bananicultura no Vale do Ribeira
Data: Quarta-feira, 14 de julho de 2004
Horário: 10 horas
Local: Pólo Regional do Vale do Ribeira – Rodovia BR 116, km 460 (entre Registro e Pariquera Açu)

(LRK)