Agricultura: Secretario participa do 3º concurso de qualidade do café de Pedregulho

Evento premiará os 20 melhores na categoria café arábica natural

sex, 30/09/2005 - 19h23 | Do Portal do Governo

O Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, participa nesta sexta-feira (30/09) da abertura oficial do 3º Concurso de Qualidade do Café de Pedregulho e Região. O evento, que reunirá autoridades e produtores dos 10 municípios participantes, conta com o apoio de mais de 20 entidades entre Sindicatos, prefeituras e empresas ligadas ao setor.

Organizado pelo Sindicato Rural de Pedregulho, o concurso que recebeu mais de 164 amostras de café, premiará os 20 melhores na categoria café arábica natural, assim como os 10 melhores na modalidade cereja descascado. Os lotes serão avaliados nos itens: acidez, aroma, aspecto, corpo e doçura. A avaliação será realizada por uma experimentada comissão, formada por especialistas de São Paulo e Santos e a fiscalização e auditoria ficará por conta de profissionais do sindicato e do Escritório de Desenvolvimento Rural de Franca, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Os cinco melhores cafés de Pedregulho e Região, nas duas modalidades, serão enviados para a disputa do 4º Concurso Estadual de Qualidade do Café, que será realizado em 26 de outubro, em Santos. Para Ely Martim Vieira Brentini, presidente do Sindicato Rural de Pedregulho, a tecnificação e profissionalização dos produtores tem resultado em produtos de excelente qualidade. “Queremos que nossa região, que tradicionalmente ocupa classificação de destaque nas disputas estaduais, entre também para o concurso que, em novembro, escolherá o melhor café do Brasil”, afirma.

Segundo o Secretário Duarte Nogueira, o potencial produtivo da região atesta a importância da etapa para o Concurso Estadual do Café. “A região de Franca é a maior produtora de café beneficiado de nosso Estado. Em 2004, a região produziu cerca 1,1 milhão de sacas (60kg), o que representou cerca de 26% de toda a produção paulista de café”, salienta o Secretário.

De acordo com Brentini, assim como na disputa estadual, a análise e escolha dos cafés premiados são realizadas ‘às cegas’. “Para garantir a lisura do concurso e impedir qualquer tipo de beneficiamento, os lotes foram numerados e perderam toda e qualquer tipo de identificação. Os árbitros, assim como a comissão organizadora e até mesmo os produtores inscritos só conhecerão os premiados no dia 1º de outubro, quando serão abertos os envelopes”, explica.

Secretaria da Agricultura e Abastecimento