Agricultura: Secretário participa de seminário da Associação Paulista de Supermercados

Evento será nesta quinta-feira, dia 20, às 17 horas

qui, 20/11/2003 - 12h12 | Do Portal do Governo

Da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento


O secretário de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, participa, nesta quinta-feira, dia 20, às 17 horas, do encerramento do workshop ‘Centrais de Negócios da APAS’ (Associação Paulista de Supermercados), na sede da entidade. O workshop reúne cerca de 400 supermercadistas de todo o estado para discutir o papel das Centrais de Negócios e estreitar o relacionamento com fornecedores. No encerramento, será apresentada uma Carta de São Paulo das Centrais de Negócios.

“Nossa presença é importante para reafirmar as parcerias da Secretaria dentro do panorama das Centrais de Negócios”, afirma Duarte Nogueira. As Centrais de Negócios são agrupamentos de cerca de 20 supermercadistas de uma região para realizar compras a preços mais baixos. Por meios eletrônicos, esta espécie de cooperativa de supermercados cota e compra em escala, garantindo melhores preços com entrega descentralizada. O workshop tem como objetivo aprimorar e ampliar ainda mais esta modalidade de compras agrupadas.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento já trabalha em parceira com a APAS num série de projetos que visam à padronização de rótulos e embalagens, principalmente no setor de hortifrutis. “Também temos muito interesse em aproveitar a logística e a infra-estrutura do setor supermercadista para escoamento e a venda, de produtos vindos dos galpões do agronegócio”, afirma o secretário. Os galpões são locais que abrigarão no mínimo cinco pequenas agroindústrias e que serão espalhados por todo o estado, numa parceria das prefeituras, setor produtivo e a própria APAS. A entidade também participa das Câmaras Setoriais da Cadeia Produtiva Paulista, que totalizam 25 dentro da Secretaria.

O setor supermercadista paulista conta com 4.764 empresas, das quais 1.371 estão situadas na Grande São Paulo. Essas empresas somam 5.913 lojas, gerando 176, 3 mil empregos diretos, sendo 101, 2 mil nas cidades do interior e 75 mil na Grande São Paulo.

Encerramento do workshop Centrais de Negócios da APAS
Data: Quinta-feira, 20 de novembro de 2003
Horário: 17 horas
Local: APAS (Associação Paulista de Supermercados) – Rua Pio XI, Alto da Lapa – São Paulo/SP

(LRK)