Agricultura: Secretário participa de reunião do Conselho Nacional de Pecuária de Corte

Encontro discute agenda a ser apresentada em Conferência sobre Febre Aftosa, em março, no Texas

ter, 27/01/2004 - 12h05 | Do Portal do Governo

De olho na expansão do mercado externo de carne bovina, o Conselho Nacional de Pecuária de Corte realiza reunião preparatória para a Conferência Hemisférica para Erradicação da Febre Aftosa, que acontece nos dias 3 e 4 de março em Houston, no Texas. A reunião contará com as presenças do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, representantes do setor produtivo – desde produtores, frigoríficos e indústria de produtos de defesa animal, assim como os componentes do Coselho Nacional de Pecuária de Corte (CNPC). A partir das 14 horas de hoje, será realizada uma reunião preparatória do CNPC.

O objetivo é que os debatedores deste encontro façam uma exposição sobre as ações na área de defesa animal. ‘O Brasil como o maior exportador de carne bovina do mundo precisa adotar posições firmes e estratégias de marketing, mostrar tudo o que fazemos pela sanidade de nosso rebanho, principalmente no combate à febre aftosa’, destaca o secretário. Ele também lembra que São Paulo exporta 70,8% da carne bovina brasileira e, portanto a sanidade de nosso gado é fator primeiro. ‘Nosso estado não registra um único foco de aftosa há oito anos’, afirma Nogueira.

A Conferência Hemisférica de Erradicação da Febre Aftosa em Houston , no estado do Texas, ocorre nos dias 3 e 4 de março deste ano, durante a Exposição Pecuária do Texas, uma das maiores do mundo. Durante a Conferência, haverá um painel somente para discutir a erradicação da aftosa na América do Sul. ‘O Brasil é peça fundamental nesta discussão, temos que trabalhar em parceria com os países vizinhos, não podemos achar que acabar com esta doença em território brasileiro é suficiente, temos que manter a sanidade do rebanho do bloco como um tod’”, enfatiza o secretário.

Em 2003, a cadeia produtiva paulista da carne bovina alcançou exportações no valor de US$1,13 bilhão, enquanto que o Brasil chegou a US$1,60 bilhão.

Data: Terça-feira, dia 26 de janeiro de 2004
Local: a partir das 14 horas
Local: Fecomércio
Endereço: Av. Paulista, 119 – São Paulo/ Capital

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.