Agricultura: Secretário Nogueira participa do 1º Encontro da Cadeia do Couro

Será nesta quinta-feira, dia 22

qui, 22/05/2003 - 8h30 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Duarte Nogueira, participa, nesta quinta-feira, dia 22, do 1º Encontro da Cadeia Produtiva do Couro.

O encontro é organizado pelo Núcleo de Desenvolvimento da Região de Presidente Prudente com o objetivo de identificar potencialidades de cada elo e estimular o desenvolvimento da cadeia produtiva do couro. Apenas 8,56% do couro produzido no Brasil é considerado de alta qualidade.

Nos Estados Unidos, esse percentual chega a 85% da produção. Os defeitos do couro são provocados pelo uso errado de marcas a ferro, ferimentos causados por arame farpado e pastagens sujas e durante o transporte para o abate, degradações causadas por bernes, carrapatos e a má conservação da pele.

De acordo com o presidente do núcleo, Álvaro Barboza dos Santos, a região administrativa de Presidente Prudente registra um crescimento crescente no número de abates nos últimos quatro anos, passando de 295 mil abates em 2000 para uma previsão de 600 mil em 2003.

Para o secretário Duarte Nogueira, que fará o encerramento do encontro, o evento é importante para ‘chamar a atenção e o interesse para a necessidade de o setor se unir mais, se organizar melhor, para se fortalecer, buscar mais qualidade e mercado.’

No ano passado, o Brasil exportou US$ 2,344 bilhões em couro. Os embarques paulistas representaram 16,1%, com US$ 378,3 milhões.

Data: Quinta-feira, dia 22
Local: 14 horas
Local: Salão nobre das Faculdades Integrados Toledo, em Presidente Prudente.

Secretaria da Agricultura