Agricultura: Secretário Duarte Nogueira visita Expodireto Cotrijal 2005

Evento acontece no no município de Não me Toque, no Rio Grande do Sul

qui, 10/03/2005 - 9h45 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, visita a Expodireto Cotrijal 2005 neste dia 10 de março a partir das 10 horas. A Expodireto acontece de 07 a 11 de março no município de Não Me Toque, a mais de 300 km da capital gaúcha. Durante sua visita, o secretário conversa com representantes do setor produtivo para discutir a quebra na safra de grãos no estado de São Paulo, principalmente soja e milho, problema também enfrentado pelos produtores do Rio Grande do Sul.

Para o secretário Duarte Nogueira, a queda na produção de grãos gaúcha influencia diretamente no estado de São Paulo, grande consumidor por exemplo de arroz e milho. “Boa parte da produção vem para o imenso mercado consumidor paulista. No caso do milho, também temos problemas, já que registramos 15% de redução na produção em regiões importantes como o oeste do estado”, afirma o secretário. Estimativa da safra de grãos de verão apontava aumento de 7,8% na produção, atingindo 6,2 milhões de toneladas numa área plantada de 1,7 milhão de hectares. “Com a seca, precisamos esperar a próxima estimativa para ver como fica o quadro”, afirma.

São Paulo é um importador de milho devido a grande produção avícola e suína. Somos o maior produtor de ovos e o terceiro maior de carne de frango no país. Ele também salienta que em reunião com produtores paulistas encaminhou uma série de reivindicações ao Governo Federal como: prorrogação das dívidas de custeio, garantia de preço mínimo e mais investimentos para a comercialização da safra. “Somos o principal corredor de exportação, qualquer efeito negativo na produção agrícola do país nos afeta”, explica o secretário.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.