Agricultura: Secretário Duarte Nogueira visita Agrishow Comigo

Evento será realizado nesta terça-feira, dia 5

seg, 04/04/2005 - 10h19 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e presidente do Fórum Nacional de Secretários de Agricultura, Duarte Nogueira, visita a Agrishow Comigo, em Rio Verde (GO), nesta terça-feira (05/04) a partir das 10 horas. Nogueira participa da abertura oficial e depois se encontra com produtores e representantes das cadeias do agronegócio para discutir a queda na produção de grãos nos dois estados: São Paulo e Goiás, problema que afeta o sul, sudeste e centro-oeste do país.

A exemplo do que ocorre em Goiás, os produtores paulistas também enfrentam problemas de endividamento devido a quebra da safra das culturas de soja, milho e milho safrinha, queda de preços e alta no custo de insumos e equipamentos. Para discutir este último tópico, o secretário Duarte Nogueira participa, no dia 06 de abril em Brasília, a convite da Comissão de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados da avaliação dos reflexos do aumento excessivo do preço do aço, que tem provocado elevação nos custos. “Este é um momento difícil para o agricultor brasileiro, mas que com certeza superaremos”, afirma Nogueira.

Além disto, o secretário acredita ser importante uma discussão sobre defesa agropecuária. Goiás, um dos principais produtores de carne bovina do país, também pertence ao Circuito Pecuário Centro-Oeste, considerado zona livre de febre aftosa com vacinação, assim como São Paulo. “Para manter este status, o orçamento das campanhas de vacinações precisam ser maiores”, enfatiza o secretário. São Paulo, apesar de possuir um rebanho de 14 milhões de cabeças, exporta 70% da carne bovina brasileira devido a sua rede de frigoríficos e infra-estrutura portuária.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.