Agricultura: Secretário Duarte Nogueira abre as festividades dos 37 anos da CATI

Evento será nesta segunda-feira, às 14 horas, em Campinas

seg, 22/11/2004 - 13h04 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, dia 22, às 14h, o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, estará em Campinas, na sede da CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, para abrir a semana de comemorações dos 37 anos de criação do órgão

A CATI nasceu com o objetivo de orientar o produtor rural quanto às tecnologias disponíveis e, para tanto vem desenvolvendo programas, projetos e ações voltadas à produção agrícola do Estado de São Paulo. Hoje, acompanhando os novos tempos, visa dar sustentabilidade ao agronegócio paulista. Para comemorar essa data acontecem, no período de 22 a 26 de novembro, diversos eventos para demonstrar ao público em geral, as realizações no decorrer desses anos.

Na oportunidade, acontecem o Congresso de Associações de Produtores Rurais das Microbacias Hidrográficas do Estado de São Paulo (22 a 24/11) e o II Seminário Estadual de Ações Ambientais em Microbacias Hidrográficas (24 a 26/11). Além desses eventos, durante toda a semana, o público em geral poderá visitar os estandes instalados no local que demonstram os serviços disponíveis aos agricultores e população em geral, além da já tradicional Feira do Verde. Serão demonstrados artesanatos produzidos pelos parceiros da CATI e produtos vindos de todas as regiões do Estado. Estarão à venda no local as publicações da CATI e vídeos técnicos, que ensinam a plantar, a colher e a processar alimentos. Outro ponto forte é o processo de certificação das sementes e mudas produzidas nas fazendas do Estado.

Feira do Verde

Durante toda a semana, de 22 a 26 de novembro, acontece a tradicional Feira do Verde, das 8:00 às 16:00 horas. Mais de 10 mil mudas estarão à disposição do público em geral. São mais de 270 espécies de frutíferas silvestres (grumixama, pitanga, araçá, etc), frutíferas enxertadas (pêssego, nêspera, uva, etc) e arborização (ipês, chuva de ouro, quaresmeira, etc).

As mudas comercializadas pela CATI, são produzidas pelo seu departamento de sementes, mudas e matrizes, atendendo a critérios técnicos e proporcionando plantas de qualidade genética e sanitária. Durante a semana os técnicos do órgão estarão no local para qualquer informação sobre plantio, plantas adequadas para arborização, curiosidades e como cuidar das plantas.

Sobre a CATI

A CATI é uma das coordenadorias da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento e está presente em mais de 600 municípios paulistas. Todo o trabalho realizado pelo órgão visa atender ao produtor rural. Seus principais objetivos são: adaptar, difundir e transferir tecnologia; capacitar profissionais, produtores e trabalhadores ligados ao setor rural; abastecer de forma supletiva de sementes e mudas; assegurar a conservação dos recursos naturais: entre outros. Esses serviços e produtos estão à disposição dos agricultores e pecuaristas nas Casas da Agricultura, onde técnicos orientam para a boa condução dos negócios agrícolas.

Segundo o coordenador da CATI, engenheiro agrônomo José Carlos Rossetti, a postura do órgão é a de proporcionar a integração entre o governo e a sociedade para busca de soluções para o setor, respeitando as características e necessidades de cada região. Desde sua criação, a CATI vem deixando a sua marca no desenvolvimento e modernização da agricultura paulista.

A sede da CATI está localizada na Avenida Brasil, 2340, no bairro Castelo, em Campinas.

Da Assessoria de Imprensa da CATI – Campinas
Por Suzete Rodrigues

(LRK)