Agricultura: Secretário Duarte Nogueira abre 9º encontro de avicultura em Descalvado

Evento foi realizado nesta sexta-feira, dia 25

sex, 25/11/2005 - 16h17 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, abriu nesta sexta-feira, o 9º Encontro Técnico da Avicultura Paulista. O evento, em Descalvado, reúne toda a cadeia produtiva em torno das discussões sobre a sanidade avícola, alimentação humana e os rumos da economia.

O encontro acontece na região maior produtora de frango no Estado. Em 2004, segundo o IEA (Instituto de Economia Agrícola), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a região de São Carlos produziu 163 milhões de kg de carne de frango, 14% da produção total do Estado, que foi de 1,1 bilhão/kg. São Carlos é o município maior produtor, com um total de 75 milhões/kg, seguido por Descalvado, com uma produção de 55 milhões/kg.

“O Brasil é hoje o maior exportador de carne de frango do mundo e São Paulo é um importante produtor brasileiro. Isso exige que toda a cadeia produtiva esteja integrada, unida em torno de discussões sobre os gargalos e suas soluções. E esse encontro técnico tem esse objetivo: permitir a troca de experiências e o debate de questões relevantes”, afirma o coordenador do evento, Antonio Guilherme Machado de Castro, pesquisador responsável pelo Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.

O Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola é ligado ao Instituto Biológico, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, e está localizado em Descalvado, um dos municípios de maior produção avícola de São Paulo. O centro trabalha em parceria com a indústria avícola e recebe material para diagnóstico de várias regiões do Brasil.

O laboratório é credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para emissão de laudos oficiais sobre doenças aviárias contempladas pelo Plano Nacional de Sanidade Avícola: salmoneloses e micoplasmoses aviárias. Além da prestação de serviço, há pesquisa básica e aplicada na área de sanidade avícola, segurança alimentar e produção avícola.

Serviço
Evento: 9 Encontro Técnico da Avicultura Paulista
Local: Nosso Clube – Rua 22 de abril, 159 – Descalvado/SP

Secretaria da Agricultura e Abastecimento