Agricultura: Secretário despacha na próxima semana da Agrishow em Ribeirão Preto

De 26 de abril a 1º de maio, o secretário de Agricultura, Duarte Nogueira, terá agenda na Agrishow

qui, 22/04/2004 - 16h22 | Do Portal do Governo

O Gabinete da secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento será transferido para a Agrishow Ribeirão Preto entre os dias 26 de abril e 1º de maio. Durante estes dias, a secretaria tem uma agenda de eventos no local.

Além do estande central, a secretaria também apresenta projetos de pesquisas, programas voltados à agricultura familiar e defesa agropecuária em estandes espalhados pela Feira. No dia 26 de abril, o secretário Duarte Nogueira participa da abertura da Agrishow às 10 horas.

No último dia 5 de abril, foi assinado um Protocolo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e as entidades realizadores da Agrishow (Abag, Anda, Sociedade Rural Brasileira e Abimaq), que garante a realização da feira na Fazenda Experimental, como é conhecida a área onde a Agrishow – Ribeirão Preto, acontece desde sua primeira edição, em 1994.

A cooperação permitirá o planejamento da feira por um prazo mínimo de sete anos, assegurando condições para os investimentos na infra-estrutura do evento: instalação de banheiros, rede hidráulica e elétrica, além de se adequar e definir área fixa para a realização da feira e o espaço utilizado para pesquisas desenvolvidas na fazenda.

A Fazenda Experimental é uma área de 821 hectares onde funcionam duas unidades de pesquisa, vinculadas à APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), órgão da secretaria: o Pólo Regional Centro Leste e o Centro APTA-Cana (Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica dos Agronegócios de Cana-de-açúcar).

Para a realização da feira, são utilizados cerca de 220 hectares para as áreas de dinâmica, estática e cultivo de diversas espécies como milho, soja, algodão, pastagens durante um ciclo produtivo.

Com o acordo para a utilização da área, dos 821 hectares, 200 hectares serão exclusivos para o Centro APTA-Cana, 300 hectares para o Pólo Regional, enquanto que os demais 321 hectares podem ser utilizados para a estrutura definitiva da Agrishow, sempre com uso comum da parcela de solo destinado à demonstração da dinâmica da feira.

Assessoria de Comunicação da secretaria da Agricultura
C.A.