Agricultura: Secretário abre o 29º Congresso de Ciência do Solo

Evento será realizado até o dia 18 de julho

seg, 14/07/2003 - 11h13 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, participou neste domingo, dia 13, da abertura do 29ª Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, em Ribeirão Preto.

Sob o tema ‘Solo: Alicerce dos Sistemas de Produção’, o Congresso deste ano enfatizará a produção sustentada de alimentos e matérias-primas e os avanços obtidos pela pesquisa nas diversas áreas da ciência do solo.

Organizado pela Unesp e pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), o evento é um dos mais importantes do país na área de pesquisa e utilização do solo e neste ano, segundo a organização do congresso, contará com a participação de cerca de 2 mil congressistas.

A Secretaria Estadual de Agricultura, com atuação constante em projetos de conservação e melhoramento do solo, terá alguns de seus programas apresentados no estande de sua Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI). No espaço, foi apresentada aos participantes a réplica de uma Microbacia Hidrográfica, um dos programas mais eficazes na recuperação do solo e melhor aproveitamento de recursos naturais.

O programa estadual de Microbacias Hidrográficas, gerenciado pela CATI, já beneficiou uma área de 3.363 hectares utilizando práticas de conservação de solo e água. São 500 microbacias atendidas em todo o estado e um total de 27.515 beneficiários envolvidos no projeto. Segundo o secretário Duarte Nogueira, ‘os principais pontos do programa são o fortalecimento das organizações de produtores e a conscientização sobre a necessidade da conservação dos recursos naturais.’

Além do programa de Microbacias, a Secretaria de Agricultura atua , através do Instituto Agronômico (IAC) e da Defesa Agropecuária, esta última como órgão regulador e fiscalizador de análises e manejo do solo. O IAC, que há 19 anos possui um Programa de Qualidade de Laboratórios, avalia e certifica laboratórios especializados em análises de solo quanto ao seu desempenho, e conta hoje com a participação de 80 laboratórios de 11 estados brasileiros, além de um laboratório uruguaio. Do total de laboratórios de análises de solos existentes em São Paulo, 95% integram o Programa de Qualidade do IAC.

À Adaesp cabe o papel de órgão fiscalizador. A Agência atua disciplinarmente no que se refere ao uso, a conservação e a preservação do solo agrícola, garantidos por Lei estadual desde 1997.

O 29ª Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, será realizado no Centro de Convenções de Ribeirão Preto e oferecerá, até o dia 18 de julho, cursos e visitas técnicas que contribuirão para a conscientização e a melhor utilização do solo.

Local: Teatro de Arena
Endereço: Praça do Alto do São Bento s/n, Ribeirão Preto – SP

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.