Agricultura: Secretário abre 26ª Semana da Citricultura

Evento começa na segunda-feira, dia 31, em Cordeirópolis

sex, 28/05/2004 - 14h03 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, abre a 26ª Semana da Citricultura nesta segunda-feira, dia 31, a partir das 14 horas no Centro Apta Citrus, no município de Cordeirópolis (170 km da Capital paulista). Às 16 horas, participa da inauguração da ampliação do Centro de Produção de Borbulhas Cítricas em Engenheiro Coelho, na mesma região. Os eventos fazem parte das comemorações pelo Dia do Citricultor, em 8 de junho.

A tradicional Semana da Citricultura reúne produtores, empresários, especialistas e pesquisadores do setor. De 31 de maio a 4 de junho, simultaneamente às palestras técnicas dos mais renomados especialistas das áreas de fitossanidade e economia, ocorre a 30º Expocitrus com participação das principais empresas e a apresentação de novas tecnologias.

Cerca de 15 mil pessoas devem visitar o Centro no período. “Nesta semana, todos os problemas e novidades do setor são apresentados e discutidos à exaustão, já faz parte do calendário de atividades da Secretaria”, afirma Nogueira. Ele destaca a importância de produtores e indústria discutirem preços e os desafios da citricultura como o combate às doenças.

Centro de Produção de Borbulhas Cítricas

Engenheiro Coelho tem um bom exemplo de parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a prefeitura e o setor produtivo. Lá funciona um Centro de Produção de Borbulhas Cítricas, construído através de convênio entre Estado e município e que está sob gestão da Associação dos Produtores de Mudas da região.

O Centro oferece borbulhas para uma produção anual regional de 1,2 milhão de mudas. O secretário inaugura suas ampliações, isto depois de apenas 1 ano e meio de funcionamento. “Tudo dentro dos critérios de fitossanidade impostos pelas portarias da Defesa Agropecuária Estadual”, afirma o secretário.

As regiões de Campinas, Limeira e Mogi Mirim são as maiores produtoras de laranja do Estado de São Paulo. Em 2003, alcançou 81 milhões de caixas (40,8kg), seguida de perto pela região de Araraquara com 80 milhões. São José do Rio Preto, Barretos e Sorocaba completam as cinco maiores na formação do maior pomar do mundo, que atingiu a produção de 327,1 milhões de caixas no ano passado.

Para 2004, a estimativa de safra divulgada em abril pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria, apontou 337,1 milhões de caixas, um aumento de 3% em relação a safra do ano passado e aumento de 2% em relação a estimativa anterior, que tinha sido de 330,8.

Serviço:
Abertura da 26ª Semana de Citricultura
Dia 31/05 às 14h30
Local: Centro Apta Citrus
Rodovia Anhanguera, km 158 – Cordeirópolis/SP

Inauguração da ampliação do Centro de Produção de Borbulhas Cítricas
Dia 31/05 às 16h
Recepção: Paço Municipal – Rua Euzébio Batistela, 2000 – Parque da Indústria
Engenheiro Coelho/SP

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

(AM)