Agricultura: Secretaria realiza seminário de extensão rural e curso de plantio direto

Evento foi realizado nesta terça-feira, dia 5

ter, 05/10/2004 - 16h52 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo promoveu em conjunto com o Ministério de Desenvolvimento Agrário, o Seminário Estadual de Extensão Rural, nesta terça-feira, dia 5, no Auditório da CATI, em Campinas.

O evento reuniu técnicos e extensionistas de toda a Secretaria, assim como agentes de extensão rural de organizações não- governamentais.

Pela manhã, na abertura esteve presente o Secretário Adjunto de Agricultura e Abastecimento, Alberto José Macedo Filho, representando o Secretário Duarte Nogueira.

A Secretaria também realizou um Curso Básico de Plantio Direto na Palha destinado aos técnicos e engenheiros agrônomos que participam do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas no município de Valinhos.

O Seminário faz parte das discussões para a implementação do Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural proposto pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário. Para a completa integração entre os estados estão sendo realizados os seminários estaduais para a melhor implementação das ações colaborativas de assistência técnica e extensão rural.

O Curso Básico de Plantio Direto tem como objetivo dar aos nossos técnicos todas as informações para que estas sejam repassadas ao nosso produtor. Em 2004, a Secretaria repassa 66 máquinas de plantio direito à Associações de Produtores Rurais de todo o estado de São Paulo. As máquinas fazem parte de um pacote de incentivos aos agricultores na linha de desenvolvimento sustentável, no combate à erosão, recuperação de matas ciliares e aumento da produtividade do Programa de Microbacias Hidrográficas, desenvolvido pela CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, órgão da Secretaria. “Nosso objetivo é fazer com que o plantio convencional de São Paulo seja o plantio direto e para isto colocamos todo o conhecimento técnico da Secretaria à disposição dos produtores, através dos trabalhos de extensão rural”, explica o secretário Duarte Nogueira.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura