Agricultura: Secretaria realiza encontro na região de São José do Rio Preto

Evento será realizado nesta terça-feira, dia 14

seg, 13/12/2004 - 16h52 | Do Portal do Governo

O Terceiro Encontro Regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo será realizado no município de Cedral, região de São José do Rio Preto, na próxima terça-feira, dia 14, a partir das 9 horas com a presença do secretário Duarte Nogueira e todo o conjunto da secretaria para num seminário mostrar os seus principais programas e ações.

Este será o último de três eventos, com participação de prefeitos eleitos, presidente de conselhos municipais de desenvolvimento rural, engenheiros agrônomos e veterinários de todos os municípios.

O primeiro foi em Bauru, seguido de Sorocaba, com uma média de 400 participantes cada um. Neste último, a Secretaria tem como meta reunir os representantes das seguintes regiões: São José do Rio Preto, Jales, Fernandópolis, Votuporanga, General Salgado, Catanduva, Barretos, Orlândia, Ribeirão Preto, Jaboticabal, Araçatuba e Andradina.

De acordo com o secretário Duarte Nogueira, o objetivo é fornecer, principalmente aos prefeitos eleitos, as informações necessárias para a realização de convênios e para o desenvolvimento dos programas já em andamento pela secretaria nos seus respectivos municípios. “Nosso objetivo é que os programas e ações da Secretaria tenham continuidade. O desenvolvimento da produção agrícola exige planejamento de médio e longo prazo e assim deve ser o trabalho da Secretaria. Por isto, é importante que o prefeito eleito não interrompa o que já rende bons frutos, num trabalho integrado de nossos técnicos nas Casa de Agricultura”, afirma. Segundo ele, de posse da informação, o representante eleito tem maiores condições de fazer as escolhas certas.

A parceria com as prefeituras municipais deverá ser destacada pelo Secretário durante o encerramento, assim como durante todo o Encontro. “Regiões ou municípios, onde prefeitos e Secretaria atuam conjuntamente, o desenvolvimento e a renda do produtor só crescem. Um bom exemplo de parceria, segundo ele, é o Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, que consiste no acesso às informações, na adaptação de tecnologias e na formação de associações em busca do desenvolvimento sustentável com recuperação de matas ciliares, combate à erosão, preservação de matas ciliares e aumento de produtividade. “ Se o prefeito não estiver na mesma frequência, os resultados demoram mais a aparecer”.

Data: Terça-feira, dia 14 de dezembro de 2004
Horário: 9 horas
Local: Cedral Pesque e Lazer
Rodovia João Neves – Cedral a Potirendaba – km 2 – Cedral/SP

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.