Agricultura: Secretaria realiza curso de emissão de certificado fitossanitário de origem

Curso será realizado nos dias 10 e 11 de agosto

ter, 09/08/2005 - 18h38 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, realiza nos dias 10 e 11 de agosto, o curso para credenciamento de engenheiros agrônomos da iniciativa privada, cooperativas e associações do Estado para a emissão do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) da banana. O curso, que contará com a participação de técnicos e especialistas nas áreas de identificação de doenças em fruteiras e manejo integrado de doenças fúngicas em bananeiras, será realizado na sede do Pólo Regional de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Ribeira, no município de Pariquera-Açu e tem por objetivo ampliar a capacidade do sistema de vigilância fitossanitária e o atendimento ao produtor paulista.

De acordo com a coordenadoria, durante os dias do curso, serão abordados temas como: legislação fitossanitária e emissão de CFO, sistema nacional de proteção fitossanitária, agrotóxicos/legislação, certificação e rastreabilidade, cadastro de viveiro de mudas, sigatoka negra e moko da bananeira. O CFO é o documento que garante a certificação de origem, para que o produtor possa retirar a permissão de trânsito e transportar seus produtos para outros estados.

Atualmente a CDA conta com 99 engenheiros agrônomos cadastrados para a emissão de CFO específico para atendimento ao produtor de banana. Segundo Jamil Atihe Júnior, diretor do Grupo de Defesa Sanitária Vegetal da CDA, o curso atende as exigências da Instrução Normativa n.º 17, de 31-05-05, do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que estabelece os procedimentos para caracterização, implantação e manutenção de área livre da sigatoka negra e implantação e manutenção do sistema de mitigação de risco para a doença. “A instrução normativa proíbe o trânsito interestadual de bananas que não sejam produzidas em áreas livres. O proprietário deve ter um engenheiro agrônomo como responsável técnico e o registro da propriedade e de mitigação de risco, junto à Coordenadoria de defesa”, afirma.

Serviço
Curso para Credenciamento para a Emissão do CFO da Banana.
Polo Regional de Desenvolvimento Sustentável do Vale Ribeira – Sede Pariquera-Açu – Rodovia BR 116, km 460

Informações: – www.cda.sp.gov.br (19) 3241-4700

Da Secretaria da Agricultura e Abastecimento