Agricultura: Secretaria promove curso de agricultura orgânica de plantas aromáticas e medicinais

Plantas aromáticas e medicinais sem agrotóxicos são destaques do evento

ter, 16/04/2002 - 18h46 | Do Portal do Governo

O ‘Dia de Campo da Agricultura Orgânica’, que será realizado no dia 25 de abril, em Piracicaba, vai demonstrar aos produtores todo o processo de cultivo das plantas aromáticas e medicinais sem o uso de agrotóxicos ou adubos químicos. A busca do consumidor por alimentos mais saudáveis tem elevado a procura pelos orgânicos e a tendência é que esse mercado cresça ainda mais neste ano.

Segundo o Departamento de Descentralização do Desenvolvimento do IAC (Instituto Agronômico), vinculado à Secretaria da Agricultura, a comercialização de plantas aromáticas e medicinais orgânicas está diretamente ligada a produção de remédios. A maioria dessas plantas aromáticas e medicinais é produzida no sistema orgânico, recorrendo-se aos fungicidas somente em casos necessários de produção em grande escala.

Destinado a agricultores, estudante e técnicos, o evento vai dar destaque para a agricultura familiar, uma vez que esse dia de campo integra um projeto de pesquisas do CNPq, que trabalha esse tema. Durante o evento, serão discutidos os fundamentos de plantas aromáticas e óleos essenciais, tecnologia de produção e extração dos princípios ativos das plantas medicinais, produção orgânica de plantas aromáticas e perspectivas para o pequeno produtor familiar. Para finalizar haverá uma visita ao campo de produção de plantas aromáticas e medicinais do Pólo Centro Sul.

A Prefeitura de Piracicaba, que também participa do dia de campo, cultiva plantas aromáticas e medicinais em todas as hortas do município. Conta também com uma rede de comércio, onde os produtores vendem diretamente ao consumidor as suas hortaliças.

Também participam do evento, o Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Sul, ESALQ, Ministério da Agricultura, CNPq, FAPESP, PROPIRA, Tecnal e Piraí Sementes.

Dia: Quinta-feira, 25 de abril de 2002
Horário: das 12h30 às 17h
Local: Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do
Centro-Sul, Rodovia SP 127, km 30 – Piracicaba –
São Paulo