Agricultura: Secretaria participa de sessão do Comitê da OIE

Será a 71ª edição do Comitê Internacional da Organização Internacional de Epizootias (OIE)

sex, 16/05/2003 - 15h54 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Agricultura de Abastecimento de São Paulo, participa da 71ª Sessão Geral do Comitê Internacional da Organização Internacional de Epizootias (OIE), entre os dias 18 e 20 de maio. O evento será realizado na França e terá a participação do secretário da Agricultura, Duarte Nogueira.

Durante o encontro, que espera reunir representantes dos 162 países integrantes do órgão, serão discutidos, questões relacionadas ao controle e erradicação de enfermidades presentes no mundo, à vigilância sanitária e à análise de riscos dos alimentos de origem animal .

A OIE, com sede em Paris, é a única organização mundial normativa encarregada de exercer a vigilância sobre a segurança sanitária do comércio mundial dos animais e de seus produtos, além de ser responsável pela coleta e difusão de informação sobre as doenças, principalmente as zoonoses.

Para levar adiante sua missão, a OIE apoia-se nos trabalhos de mais de 150 laboratórios de referência e centros colaboradores espalhados nos cinco continentes. De acordo com o secretário, o Brasil é responsável por 8% do mercado mundial de carnes e 71% dos embarques brasileiros saem de São Paulo. Por esse raciocínio, São Paulo detém 5,6% do mercado internacional de carnes.

Segundo Duarte Nogueira, São Paulo é considerado zona livre de febre aftosa com vacinação pela OIE. Há sete anos nenhum foco da doença foi registrado no Estado. A febre aftosa é considerada uma das mais graves doenças sanitárias no mundo e tema constante na pauta de discussão da OIE.

O controle da doença no território paulista e brasileiro é um dos fatores que explicam o aumento das exportações brasileiras de carne bovina. Em 2002, somente o Estado de São Paulo registrou receita de US$ 827,6 milhões (um crescimento de 30,5% sobre o resultado de 2001, de US$ 634,199 milhões), o correspondente a 71% das exportações totais. Mesmo com os significativos avanços obtidos no combate à febre aftosa nos últimos anos, a doença ainda está presente em dois terços dos países membros da OIE.

Da Secretaria da Agricultura
C.A