Agricultura: Secretaria lança quatro variedades de cana-de-açucar

Solenidade de apresentação será nesta quinta-feira, dia 20, em Sertãozinho

qua, 19/10/2005 - 14h45 | Do Portal do Governo

Solenidade de apresentação será nesta quinta-feira (20/10), às 9h, em Sertãozinho

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo lançará nesta quinta-feira (20/10), às 9 horas, quatro variedades de cana-de-açúcar. A solenidade de apresentação será no Clube Vale do Sol, em Sertãozinho, e contará com a presença do secretário Duarte Nogueira e representantes de todos os elos da cadeia de produção da cana.

Adequadas para serem colhidas no meio e fim de safra, as novas variedades atendem às condições climáticas e de solo do Centro-Sul do Brasil_ que concentra 85% da produção sucroalcooleira, com 4,2 milhões de hectares de cana_ e são adequadas à colheita nos meses de maior volume de produção.

“Nessa região, percebe-se a grande importância das safras de inverno e primavera, que reúnem 75% do total de volume de matéria-prima. Daí, a relevância das novas variedades”, destaca Marcos Landell, pesquisador e diretor do Centro APTA Cana, em Ribeirão Preto. No Centro-Sul, a safra é dividida em três estações: outono (abril-junho), inverno (julho-setembro) e primavera (outubro-novembro). Nesses períodos, o volume de cana produzido é de 25%, 45% e 30% respectivamente.

Para desenvolver essas novas variedades, em um trabalho que durou 13 anos, o Programa Cana IAC utilizou-se de uma rede de unidades experimentais distribuídas nas principais regiões canavieiras de São Paulo, onde foram feitas avaliações quantitativas de características agroindustriais dessas novas variedades. Também foram realizados experimentos nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná e Mato Grosso.

Esses novos resultados contam a participação de vários centros de pesquisa do IAC e do apoio do setor sucroalcooleiro, além da importante contribuição do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira), parceiro na primeira fase do trabalho, realizado na Estação Experimental de Camamu (BA).

“As variedades dão sustentabilidade ao mercado. A diversidade genética é um fator estratégico para a proteção das lavouras contra pragas e doenças. Quando se tem pouca variabilidade genética, as plantas estão mais vulneráveis aos mesmos problemas. E a cana é hoje o principal produto agrícola de São Paulo. Daí, a importância de todo o trabalho para o desenvolvimento de novas variedades”, afirma o secretário de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira.

Em São Paulo, principal produtor e exportador de açúcar e álcool brasileiro, a cana-de-açúcar ocupa 3,4 milhões de hectares. No ano passado, a produção paulista de cana foi de 241 milhões de toneladas cana, segundo o IEA (Instituto de Economia Agrícola), órgão da secretaria. O Estado produziu 16,5 milhões de toneladas de açúcar (61% do total do país) e 9,1 bilhões de litros de álcool (60% do total brasileiro).

As quatro variedades

  • IACSP94-2094 – Além das características superiores, exigidas das novas variedades, destaca-se nesta o potencial de rusticidade, permitindo o cultivo em ambientes restritivos quanto à química de solo e disponibilidade hídrica. Essas características predominam em solos de cerrado e pastagens — áreas onde estão sendo estabelecidas as novas unidades industriais do setor sucroalcooleiro.
  • IACSP94-2101 – caracteriza-se por apresentar aumento de produtividade agrícola quando cultivada em ambientes superiores. O componente TCH (quantidade de produtividade de colmos) desta variedade possui uma forte interação com a disponibilidade de água no solo.
  • IACSP93-3046 – tem relevante e desejável característica, que é a ampla adaptabilidade aos diversos ambientes de produção. Assim facilita o cultivo em diferentes regiões produtoras da região Centro-Sul do Brasil, aspecto importante neste momento de expansão da canavicultura.
  • IACSP94-4004 – apresenta altíssima produtividade de colmos (TCH), principalmente na cana planta. Essa qualidade é muito desejável por resultar na amortização dos custos de implantação do canavial, promovendo um retorno financeiro mais rápido.

    Serviço
    Lançamento de quatro variedades de cana
    Data: 20 de outubro de 2005
    Horário: 9h
    Local: Clube de Campo Vale do Sol, rodovia Atílio Balbo, km 331,5 – Sertãozinho/Ribeirão Preto Informações: (16) 3621-1110

    Secretaria da Agricultura e Abastecimento