Agricultura: Secretaria lança quatro diferentes variedades de cana-de-açúcar

Adequadas para a colheita no período de maior volume de produção, adaptam-se às condições climáticas e de solo do Centro-Sul do País

seg, 07/11/2005 - 19h43 | Do Portal do Governo

Uma novidade para o setor canavieiro, responsável pelo principal produto agrícola do Estado. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), lançou quatro variedades de cana-de-açúcar. Apropriada para a colheita no meio e no fim da safra (julho a novembro), período de maior volume, adaptam-se às condições climáticas e de solo do Centro-Sul do Brasil, que concentra 85% da produção sucroalcooleira, com 4,2 milhões de hectares de cana.

O diretor do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Cana (Centro Apta Cana), Marcos Landell, explica que a safra nessa região é dividida em três estações: outono (abril-junho), inverno (julho-setembro) e primavera (outubro-novembro).

Nesses períodos, o volume de cana produzido é de 25%, 45% e 30%, respectivamente. Percebe-se, portanto, segundo ele, a grande importância das safras de inverno e primavera, que reúnem 75% do volume total de matéria-prima. Daí a relevância das novas variedades IAC.

Para desenvolver esses materiais, em trabalho que durou 13 anos, o Programa Cana IAC utilizou-se da rede de unidades experimentais distribuídas nas principais regiões canavieiras de São Paulo, onde se realizaram avaliações quantitativas e qualitativas das características agroindustriais das novas variedades. Foram feitos experimentos também nos Estados de Minas Gerais, Goiás, Paraná e Mato Grosso. Os recentes resultados contam com a participação de vários centros de pesquisa do IAC e o apoio do setor sucroalcooleiro, além da contribuição do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), parceiro na primeira fase do trabalho, realizado na Estação Experimental de Camamu, na Bahia.

“As variedades dão sustentabilidade ao mercado. A diversidade genética é fator estratégico para a proteção das lavouras contra pragas e doenças. E a cana é hoje o principal produto agrícola de São Paulo. Por isso, a importância desse trabalho”, afirma o secretário de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira. Em São Paulo, principal produtor e exportador de açúcar e álcool do País, a cana-de-açúcar ocupa 3,7 milhões de hectares. No ano passado, a produção paulista foi de 241 milhões de toneladas, segundo o Instituto de Economia Agrícola. O Estado produziu 16,5 milhões de toneladas de açúcar (61% do total do País) e 9,1 bilhões de litros de álcool (60% do total brasileiro).

Mais informações, pelos telefones (16) 3621-1110 e 3919-5959, ou pelo e-mail canaiac@netsite.com.br
Da Agência Imprensa Oficial
C.A.