Agricultura: Secretaria lança o Selo Suíno Paulista

Evento foi realizado nesta quinta-feira, dia 19

qui, 19/02/2004 - 16h47 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, assinou, nesta quinta-feira, dia 19, na sede da Secretaria, resolução que cria o selo Suíno Paulista, dentro do Programa de Qualidade Produto de São Paulo

Na cerimônia estavam presentes produtores, empresários do setor e a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lú Alckmin, que recebeu três toneladas de carne suína que vão ser doadas à entidades assistenciais. Depois da cerimônia, o secretário e a presidente do Fundo visitaram estandes e carimbaram a ficha modelo de animal criado em granja que obedece às normas técnicas estabelecidas pelo selo.

A criação destas normas é resultado de um trabalho em parceria de técnicos da Secretaria, membros da Câmara Setorial da Carne Suína e da Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS). As normas estabelecem regras no pré-abate, da criação ao frigorífico. Os principais tópicos exigidos são: identificação do padrão genético da linhagem produzida, com peso, idade e manejo compatível com a nutrição utilizada e serviço de registro genealógico emitido pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos. Também terão que ser feitas análise biológica semestral da qualidade da água destinada ao consumo dos suínos, notas de compras de rações, proibição do uso de aves e ou seus resíduos na alimentação dos suínos, proibição de substâncias naturais ou artificiaiscom anabolizantes.

As regras do selo também estabelece o peso mínimo ao nascimento de 1,4 kg, um peso médio no abate de 85 a 120 kg, com idade variando de 147 dias a 181 dias. Dentro das propriedades recomenda-se distância mínima de três quilômetros de outra propriedade, vestiário com banheiros e chuveiro, além de roupas para visitação tanto para empregados da granja como visitantes.

‘Pelas regras, percebe-se que o selo será a garantia da completa rastreabilidade da carne suína. Com isto, o criador agrega valor à sua produção’, explica o secretário Duarte Nogueira. Este é o terceiro selo lançado pela Secretaria. O primeiro foi o do café torrado e moído em 2002 e no ano passado, o do carvão vegetal. O Programa de Qualidade Produto de São Paulo foi lançado em 1999 e trabalha junto às 26 Câmaras Setoriais da Cadeia Produtiva Paulista para a normatização de outras cadeias. O próximo selo será o do algodão.

‘É preciso destacar que a criação dos selos atende à demanda das próprias cadeias produtivas no âmbito das Câmaras Setoriais, o selo é a vitrine da capacidade de produção de qualidade dos nossos produtores’, afirma o secretário. Ele acrescenta que a suinocultura paulista tende a se estabilizar, principalmente com o aumento gradual na produção de milho, insumo imprescindível dentro da cadeia. ‘Só o milho safrinha deve alcançar 1,2 milhão de toneladas em 2004’, explica o secretário. No ano passado, só a cadeia suína absorveu 730 mil toneladas do total de 4,631 milhões de toneladas produzidas no estado.

São Paulo é o quinto estado produtor de carne suína, com 115 mil matrizes alojadas e o abate de 1,9 milhão de cabeças em 2003, gerando 38 mil empregos. ‘Perdemos em produção para os estados do sul e Minas Gerais, mas temos uma infra-estrutura de frigoríficos que nos permite produzir com qualidade’, afirma Nogueira.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.