Agricultura: Secretaria lança novos convênios e linhas de crédito na Agrishow

Gabinete do secretário será transferido para Ribeirão Preto durante os cinco dias do evento

seg, 16/05/2005 - 8h47 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo está presente na feira Agrishow Ribeirão Preto – 2005. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento transfere seu gabinete entre os dias 16 e 21 de maio para a feira, apresentando uma agenda de eventos e lançamentos com exposição de inovações tecnológicas, convênios de agricultura familiar, com destaque para o lançamento de duas novas linhas de financiamento da Secretaria ao pequeno produtor: para aquisição de tratores agrícolas novos e usados – o moderfrota paulista e para compra de secadores de café, assim como a contratação de mais 171 pesquisadores científicos para as unidades regionais de pesquisa.

No estande da Secretaria, os visitantes terão uma maquete do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, que mostra os impactos sociais e ambientais deste programa, uma parceria com o Banco Mundial, na vida de mais de 50 mil agricultores familiares. No mesmo plot, apresentação de projetos de agregação de valor com agroindústrias coordenados pela CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), órgão da Secretaria. Apresentação de estufas com mudas e sementes tecnologicamente desenvolvidas pela Secretaria.

Na área de sanidade animal e vegetal, destacamos, através da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), o lançamento da campanha de vacinação contra a brucelose, doença que afeta fêmeas bovinas e bubalinas, e que pode atingir o ser humano. Também o lançamento da campanha contra o greening (doença que ataca os laranjais paulistas), numa parceria com o Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura). Sem contar a divulgação da campanha contra a febre aftosa e raiva dos herbívoros que vai até o dia 31 de maio em todo o estado de São Paulo.

Na área de pesquisa, apresentamos as novas variedades de feijão e cinco novas variedades de arroz. Em nosso estande, exposição das principais cadeias produtivas do estado, cana, café, citros e grãos, com apresentação da evolução tecnológica desenvolvida pelos nossos 6 institutos de pesquisa desde a produção até a embalagem, do combate a pragas a importância histórica da pesquisa para a agricultura paulista.

“A Secretaria de Agricultura está presente na vida dos paulistas do plantio à nossa alimentação diária. Em ações desde a semeadura à colheita, da embalagem aos conteiners de exportação. Importante salientarmos esta centenária, temos sido referência para muitas outras pesquisas e ações em todo o país”, afirma o secretário Duarte Nogueira.

Esta 12ª Agrishow também é marcada pela assinatura do convênio entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, no último dia 25 de abril, em que ficou estabelecido a área de 178 hectares para a realização da Agrishow pelos próximos cinco anos, com cronograma de obras e investimentos em infra-estrutura para a Feira e para o centro de pesquisa da Secretaria.

12ª Agrishow Ribeirão Preto
De 16 a 21 de maio de 2005
Local: Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico do Agronegócio
Rodovia SP 333 km 321 – Anel Viário – Contorno Sul
Ribeirão Preto/SP

Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento
Assessoria de Imprensa

(LRK)